Equipamentos Analíticos

Espectrômetro de fluorescência de raios X (FRX ou XRF)

Características:

Modelo: PW2404

WDXRF (Fluorescência de raios X por dispersão em comprimento de onda)

Fabricante: Philips

Ano de aquisição: 1998

A técnica analítica de espectrometria de fluorescência de raios X (FRX) apresenta excelente desempenho na análise de rochas, sendo a técnica mais empregada nas análises deste tipo de matriz. Esta popularidade deve-se à simplicidade da preparação das amostras e à rapidez analítica. A FRX é uma técnica que utiliza um procedimento comparativo, isto é, as intensidades medidas nas amostras desconhecidas são comparadas as intensidades de padrões que neste caso específico costumam ser materiais de referência.

As aplicações principais da FRX em geoquímica são as determinações de elementos maiores, menores e traços em rochas, solos e sedimentos. Os elementos maiores e menores são reportados na forma de óxidos (SiO2, TiO2, Al2O3, Fe203, MnO, MgO, CaO, Na2O, K2O, P2O5). Os elementos-traço, analisados quantitativamente em nosso laboratório por FRX nas matrizes mencionadas são Ba, Cr, Cu, Ga, Nb, Ni, Pb, Rb, Sr, V, Y, Zn, Zr. As razões são os limites de detecção da técnica e abundância crustal dos elementos. Os resultados da FRX sempre representam a fração mássica dos constituintes na amostra total. (POP-05D e POP-04D)

Os óxidos dos elementos maiores e menores são determinados nos vidros, com pequenas modificações do procedimento descrito por Vendemiatto & Enzweiler (2001).

Os dados de precisão provêm de análises de duplicatas de amostras reais e os de veracidade de resultados do laboratório em dez rodadas do teste de proficiência GeoPT TM da International Association of Geoanalysts (IAG) (http://www.geoanalyst.org/). O método de cálculo das incertezas encontra-se em Enzweiler & Vendemiatto (2013).

Analisador de Carbono

Características:

Modelo: Multi N/C 2100S

Fabricante: AnalytikJena

Ano de aquisição: Ano 2013

O analisador de carbono é destinado a detecção de carbono total em amostras aquosas. A detecção de carbono (TC/TOC) em amostras sólidas pulverizadas (solos e sedimentos) é possível no N/C 2100S se acoplado modulo HT 1300.

Esta análise é realizada em materiais geológicos dentro do campo de análises ambientais. A mesma é efetuada com o objetivo de determinar as concentrações/frações mássicas de Carbono Total (TC), Carbono Orgânico Total (TOC), e Carbono Inorgânico Total (TIC) de materiais geológicos (água/rochas/solos). As amostras sólidas devem ser previamente pulverizadas a granulometria próxima 75 µm. (POP-18B)

Analisador de Mercúrio

Características:

Modelo: RA-915M + PYRO-915

Fabricante: LUMEX

Ano de aquisição: Ano 2014

O princípio de operação do analisador de mercúrio PYRO-915+ é semelhante ao de absorção atômica, o qual consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em amostras sólidas (pulverizadas) ou gasosas. (POP-16B)

Esta análise é realizada em materiais geológicos dentro do campo de análises ambientais.

Rolar para cima