Labgeti logo

LABORATÓRIO DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO / UNICAMP

Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão da Inovação, P&D e Novos Negócios

Transformação Digital Já!
Um Guia para a Digitalização do seu Modelo de Negócio.

Schallmo, Daniel. Williams, Christopher. Quadros, Ruy. Franco, Matheus. Transformação digital já! Um guia para a digitalização do seu modelo de negócio / Instituto Euvaldo Lodi, Confederação Nacional da Indústria, Tradução de Carolina Carvalho. Revisão de Ruy Quadros. -- Brasília: IEL/NC, 2021. xxx p. il.

Capa Livro Transformação Digital

Autores: Daniel Shallmo; Christopher Williams; Ruy de Quadros Carvalho; Matheus Franco.

RESUMO

A transformação digital impacta nas mais diferentes áreas da sociedade e da economia. Ela abre novas oportunidades de networking e possibilita a colaboração entre diversos atores, que podem, assim, trocar informações e, consequentemente, iniciar novos processos. Explicamos neste livro o conceito de transformação digital de modelos de negócio apresentando oito casos de transformação digital, tanto na Alemanha quanto no Brasil. Além disso, apresentamos abordagens existentes para a transformação digital e um roadmap de cinco etapas com base nessas abordagens. Essas etapas são descritas com seus objetivos, atividades e ferramentas. O potencial tecnológico que possibilita a digitazação e facilita a digitalização desempenha um pape importante no contexto da transformação digital dos modelos de negócio. Atualmente, produtos são fabricados com componentes mecânicos e eletrônicos, compondo sistemas complexos que permitem a integração de hardware, software e armazenamento de dados. Isso torna os produtos mais inteligentes e interconectados do que no passado (Porter e Heppelmann, 2014: 36). Além dos produtos, os novos modelos de negócio requerem, mas também possibilitam, a digitalização de serviços, processos e cadeias de valor (Porter e Heppelmann, 2015). Um exemplo de produto mais inteligente é o da Linde Material Handling, fabricante de empilhadeiras. A Linde equipa suas empilhadeiras com unidades de transmissão que enviam dados como horas de funcionamento ou códigos de erro via Bluetooth ou rede móvel. Esses dados permitem que peças sobressalentes sejam solicitadas e reparos sejam executados sem demora. Além do potencial tecnológico e dos modelos de negócio em transformação, as demandas dos clientes em constante mudança também desempenham um papel vital. Hoje em dia, os clientes costumam exigir pacotes de serviços e soluções completos em vez de produtos meramente individuais. O objetivo deste livro é explicar o conceito de transformação digital de modelos de negócio. Além disso, apresenta algumas das abordagens conceituais e práticas existentes para a transformação digital, sendo que tais abordagens são integradas para desenvolver um roadmap que inclui cinco fases: i) Realidade digital; ii) Ambição digital; iii) Potencial digital; iv) Adequação digital; e v) Implementação digital. As fases são descritas juntamente com os objetivos, as atividades e as ferramentas, ao passo que as atividades selecionadas são explicadas por meio de exemplos detalhados.

PALAVRAS CHAVE: Transformação digital, Digitalização, Modelo de Negócio.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Baixe o livro gratuitamente

A versão brasileira deste livro é resultado de uma parceria entre IEL, UNICAMP e Neu-Ulm University. Cadastre-se e receba a obra em seu e-mail gratuitamente.

LABGETI/unicamp

Entre em contato conosco

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.