O curso é oferecido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG) da UNICAMP, sob responsabilidade de seu Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação (LabGETI). Tem o objetivo de capacitar dirigentes e gestores de empresas e instituições que priorizam a inovação de produtos, processos e modelos de negócio, no contexto da transformação digital, inovação aberta e transição para uma economia sustentável.
O curso é oferecido em turma única a cada dois anos.
Inscrições no Processo Seletivo: A partir de agosto/2024.
Período do curso: mar/2025 – dez/2026.
22 meses / 364 horas.
Calendário de Aulas e Horários:
Curso Híbrido.
Encontros on-line semanais (sextas – das 18h30 às 23h);
Encontros presenciais mensais (sextas das 18h30 às 23h) / (sábados – das 08h30 às 13h00).
Etapa 1.
Preenchimento do formulário de inscrição do processo seletivo no Sistema Extecamp. Envio de Currículo e Carta de Intenção.
Etapa 2.
Entrevistas.
Etapa 3.
Divulgação dos resultados e Matrícula.
Principal Critério de Admissão.
Aderência ao perfil de profissionais atendidos pelo Programa (observe Público-Alvo e Rol de Alunos).
Certificado emitido pela UNICAMP, através de sua Escola de Extensão, na Modalidade Extensão – Curso de Formação de Especialistas em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.
Aulas on-line e no Campus da UNICAMP, Campinas-SP.
Objetivo do Curso
Contribuir para desenvolver nas empresas dos participantes a cultura da inovação como base da criação de valor.
Oferecer aos participantes a oportunidade de capacitação em:
Identificação das oportunidades, ameaças e limites do posicionamento da sua empresa, de modo a contribuir para o desenho de sua estratégia de inovação, em linha com sua estratégia competitiva.
Conceitos e ferramentas para integrar os desafios da sustentabilidade ambiental e social na estratégia e práticas de inovação.
Conceitos e ferramentas para prospectar e selecionar oportunidades tecnológicas e mercadológicas.
Práticas adequadas para mapeamento, seleção e gerenciamento de fornecedores e instituições parceiras para projetos de inovação aberta.
Conceitos e práticas de gerenciamento de projetos de inovação.
Conceitos e técnicas de gestão de portfólio de projetos de P&D.
Compreender o processo de difusão das tecnologias de transformação digital e os impactos nas cadeias de valor, de ponta a ponta.
Liderança e gerenciamento de times de inovação.
Práticas para estímulo de uma cultura da inovação.
Conceitos e ferramentas para planejamento e gestão de processos de transformação digital.
Compreensão das particularidades do sistema de inovação brasileiro, suas instituições, políticas e atores.
Entender como a CT&I interage com a sociedade, a economia e as organizações por meio de processos de inovação complexos, enfatizando a pertinência dos conceitos para a realidade vivida pelos participantes.
Conceitos e ferramentas de valoração e gerenciamento financeiro de projetos de inovação tecnológica.
Conceitos e ferramentas modernos de organização voltada para a aprendizagem organizacional e a inovação.
Conceitos e ferramentas para o empreendedorismo corporatibo e o engajamento com startups.
O curso é um laboratório vivo das experiências, desafios e dificuldades enfrentadas pelas empresas para se tornarem inovadoras.