Nosso Projeto de Extensão Comunitária busca empreender esforços para a elaboração de materiais de apoio didático voltados para o auxílio ao ensino de crianças e jovens estudantes de duas escolas da Terra Indígena Rio Silveira, em Bertioga/São Sebastião (SP): Escola Estadual Indígena Txeru Ba’ e’ Kua-I e Escola Municipal Indígena Nhembo `e´ á Porã. Sua proposta de elaboração nasceu da evidência de que todo o material didático disponível nas escolas da aldeia é disponibilizado apenas em língua portuguesa, o que gera grande dificuldade para o ensino das diferentes disciplinas ministradas e para o aprendizado das crianças e dos jovens indígenas.

As escolas da aldeia. Ilustração por: Felipe Carlini
Os materiais complementares já elaborados incluem os livros: Mbyá Ayvu (ISBN: 9788585369156), para apoio à leitura e à escrita na língua Guarani; e Ka’aguy Regua Kuaxia (ISBN: 9788585369170), que traz conhecimentos indígenas e não indígenas sobre espécies de plantas e animais da Mata Atlântica que tiveram sua importância destacada pelos membros da Rio Silveira. Conheça nossos materiais clicando aqui.
Atualmente, está em fase de elaboração um atlas escolar, ainda não intitulado, que é entendido como uma ferramenta para auxiliar na manutenção do reconhecimento e na reflexão dos indígenas sobre o seu próprio território. Para tanto, realiza-se a discussão dos conteúdos de Geografia, propostos pelos currículos e documentos oficiais, através dos conhecimentos tradicionais e ocidentais, na perspectiva da educação intercultural.
Propõe-se que esse material seja composto por mapas temáticos que ofereçam um conteúdo com abordagens diferentes dos mapas convencionais encontrados nos livros didáticos de Geografia, uma vez que devem abordar os temas do currículo dessa disciplina dando foco para as questões locais e regionais. Considera-se que esse duplo valor, além de enriquecer o contexto escolar, pode contribuir para o fortalecimento da luta pelos direitos dos povos indígenas.
Assim, o trabalho a partir da educação intercultural, que coloca em diálogo os saberes tradicionais e aqueles produzidos pela sociedade ocidental, pode ser uma importante contribuição metodológica para elaboração de futuros trabalhos com objetivos semelhantes ao do projeto em análise.
O projeto, em desenvolvimento desde 2013, vem possibilitando a um grupo de alunos e alunas de Graduação e Pós-Graduação da UNICAMP, especialmente dos cursos de Geografia e Letras, a incorporação de novos conhecimentos necessários à sua formação profissional, com o aprendizado sendo promovido, sobretudo, pelo contato com a comunidade indígena Rio Silveira. No contexto acadêmico, destaca-se, também, a participação da equipe em atividades universitárias, em eventos científicos e de exposição. Todos as publicações resultantes dessas participações podem ser encontrados aqui.
Por fim, para ampliar o alcance do projeto propôs-se a elaboração deste site, vinculado ao domínio do Instituto de Geociências, visando apresentar o projeto de extensão e suas potencialidades, expondo parte do material produzido até agora pelo projeto, bem como hospedar informações relevantes sobre a cultura Guarani e, especialmente, sobre a TI Rio Silveira, úteis tanto para a comunidade indígena quanto para o público da UNICAMP e de fora dela.
Sendo assim, desejamos boas-vindas e excelente navegação!
