University of Campinas Geosciences Institute

 

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A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

 

O Parque Floresta Fóssil do Rio Poti como ferramenta para o ensino de Paleontologia e Educação Ambiental

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Renata Larissa Sales Quaresma

Curso de Ciências Biológicas Universidade Federal do Piauí, Teresina - quaresmarls@outlook.com

Juan Carlos Cisneros
Centro de Ciências da Natureza Universidade Federal do Piauí, Teresina juan.cisneros@ufpi.edu.b

Abstract: Palaeontology allows us to reflect about extinction episodes both in the past and in the present. The city of Teresina hosts an important palaeontological site, the Poti River Fossil Forest Park, located within the urban area. This site exposes the Pedra de Fogo Formation, which belongs to the Permian period of the Palaeozoic Era (ca. 278 Ma). In this study we have explored the knowledge of a group of middle school students from Teresina regarding the Poti River Fossil Forest Park, and also aimed to know their impressions after a direct contact with this site. The results show the necessity of more palaeontology content and awareness of the local heritage in the school. This park suffers from negligence from local authorities, which is reflected in problems such as trash and absence of security. The park, however, has a great potential to support the teaching of palaeontology and environmental education. Due to the uniqueness of its heritage, the use of the Poti River Fossil Forest Park in school activities helps to rise the community identity.

Keywords: Poti River Fossil Forest Park, environmental education, palaeontology, Piauí


Resumo: A paleontologia possibilita refletir sobre os episódios de extinção tanto do passado como do presente. A cidade de Teresina possui um importante sítio paleontológico, o Parque Floresta Fóssil do Rio Poti, dentro da sua área urbana. Neste sítio aflora a Formação Pedra de Fogo, a qual pertence ao período Permiano da Era Paleozoica (ca. 278 milhões de anos). Nesta pesquisa avaliou-se o conhecimento prévio dos alunos de Ensino Médio de uma escola desta cidade quanto ao parque, ao tempo que buscou-se conhecer as impressões dos alunos durante e após o contato direto com este sítio. Os resultados mostram a necessidade de que os conteúdos de paleontologia e de patrimônio regional sejam mais trabalhados na escola. Este parque sofre com a negligência do poder público, refletindo em problemas como lixo e falta de segurança. O parque, contudo, tem um grande potencial para apoiar o ensino de educação ambiental e de paleontologia. Pela singularidade do seu acervo, a utilização do Parque Floresta Fóssil do Rio Poti no ensino incentiva a valorização da identidade da comunidade.


Palavras-chave: Parque Floresta Fóssil do Rio Poti, educação ambiental, paleontologia, Piauí.

Volume 14, 1-2Tv14

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