University of Campinas Geosciences Institute

 

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Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

ct11

Dilemas e desafios do Ensino de Práticas em Ciências da Terra para formação profissional em Meio Ambiente em São Paulo, Brasil

Full version PDF

Celso Dal Ré Carneiro
Docente do Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas

Gleise Regina Bertolazi dos Santos
Doutoranda, Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas

Abstract: Many young people choose technical courses, within the Brazilian professional qualification system, in order to access the job market. Paula Souza State Center for Technological Education (PSSCTE or PSC) is a reference in public technical education, offering courses that seek to develop behavioral and technical skills: to sustainably operate production processes, to manage routine tasks, and to contribute to local environmental policies. Environmental qualification relies on three elements: Earth Science, Biology and Chemistry. The Practices in Earth Sciences (PES) curriculum component belongs to such technical training, and it is unique among high schools in Brazil. This article analyses the curricular component of courses as defined by the PSC. Up to 29 different qualifications are allowed for teaching PES in Environment courses. The list is too much diversified, which hinders the potential development of Geosciences in high school, and may limit the achievement of technical competence by graduates. There is a clear need for revision of the accepted higher education certificates accepted, which would help teachers of technical courses improve their teaching performance.

Keywords: Technical Education, Environment, Earth Sciences.

Resumo: Muitos jovens que querem ter acesso ao mercado de trabalho recorrem a cursos técnicos para desenvolver as competências comportamentais e habilidades técnicas requeridas. No Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS ou CPS), referência em educação profissional pública, a habilitação de Técnico em Meio Ambiente apoia-se nos eixos Ciências da Terra, Biologia e Química. A capacitação ajuda os futuros técnicos a operacionalizar sustentavelmente processos de produção, gerir tarefas rotineiras e cumprir políticas ambientais locais. Práticas em Ciências da Terra é um componente curricular da modalidade Meio Ambiente. Este artigo analisa: (1) o componente nos vários planos de cursos do CPS e (2) o perfil docente requerido para sua docência. O CPS habilita profissionais de 29 diferentes cursos, um leque demasiadamente amplo, que prejudica o desenvolvimento do componente curricular e restringe sua influência na formação técnica. Parece inadiável revisar as habilitações aceitas pelo CPS, para expandir a capacitação apoiada em Ciências da Terra e aprimorar o desempenho docente.

Palavras-chaves: Ensino Técnico, Meio Ambiente, Geociências.

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