Save the date / Call for papers
A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.
A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.
Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS
Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.
O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.
Esperamos sua visita e participação!
Os editores.
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018
Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.
Data limite 30.abril.2018
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:
VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –
VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –
Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018
Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.
Data limite 11.fevereiro.2018
11/01/2018- 13:40 pm
Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.
Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br
Os editores
Campinas, janeiro de 2018.
A evolução histórica dos cursos de Ciências Naturais na Universidade de São Paulo
Elias Profeta Ramos de Araujo
Doutorando, Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas
Maria Cristina Motta de Toledo
Docente do Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas, SP. Profa. Titular Esc. Artes, Ciências e Human. Univ. São Paulo, USP
Celso Dal Ré Carneiro
Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas
ABSTRACT: This research was conducted in order to identify the origins and historical evolution of science courses at the University of São Paulo (USP), which qualify teachers of Natural Sciences in basic education. The authors studied the rules and the reasons that encouraged USP and other educational institutions to create different courses over several decades: Natural History, Biological Sciences Teaching Degree, Physical and Biological Sciences Short Degree, and the current courses in Natural Sciences. From 1934 until the present, many federal and state rules remained in effect, while others were replaced. The research shows that the USP courses that enable the teaching of natural sciences have evolved according to the needs of society, and, in particular, in response to the general educational reforms instituted by governments, in order to ensure an integrated and holistic knowledge of the Natural Sciences.
Keywords: Teacher training, Natural History, Natural Sciences.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar as raízes históricas e a evolução dos cursos da Universidade de São Paulo (USP) que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para a educação básica. Com base na literatura especializada, foram estudadas as normas e os motivos que incentivaram a USP e outras instituições de ensino superior a criar, ao longo de algumas décadas, diferentes cursos: História Natural, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura Curta em Ciências Físicas e Biológicas e os atuais cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Desde 1934 até a presente época, muitas normas legais federais e estaduais permanecem em vigor, enquanto outras vieram sendo substituídas ou revogadas. A pesquisa permite concluir que os cursos da USP que habilitam ao magistério de Ciências Naturais evoluíram de acordo com as necessidades da sociedade e, em especial, em função das reformas gerais da educação instituídas pelo poder público, com o objetivo de possibilitar um conhecimento integrado e holístico das Ciências Naturais.
Palavras-Chaves: Formação de professores, História Natural, Ciências Naturais.
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