University of Campinas Geosciences Institute

 

Events dates / Deadlines
Issues

Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

Ct11

O patrimônio geológico e o potencial educativo do Geopark Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia

Full version PDF

Paulo de Tarso Amorim Castro
Depto. Geologia, Escola de Minas, UFOP.
E-mail: ptacastro@gmail.com

Úrsula Ruchkys
Depto. Cartografia, Inst. Geociências, UFMG.
E-mail: tularuchkys@yahoo.com.br

Suzana Fernandes de Paula
Progr. Pós-Grad. Evol. Crustal e Rec. Naturais, Escola de Minas, UFOP.
E-mail: suzanageotur@yahoo.com.br

ABSTRACT: The Brazilian Curricular Parameters for basic education emphasize the importance of differentiated approaches in the teaching and learning process for disciplines such as science and geography. Among these approaches, the field works emphasize the importance for providing the opportunity for learning through the direct observation of nature. In this paper, we present the great educational potential of some selected sites that integrate the Geological Heritage of the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the realization of fieldwork for basic school level considering the disciplines of science and geography. In the case of science teaching, the geosites analyzed from the Quadrilátero Ferrífero Geopark encompasses the demands of the both thematic axes: earth and universe, and life and environment. For geography, lithosphere and tectonic movements, relief forms and environmental preservation. It is believed that the realization of fieldwork in the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the teaching of science and geography can contribute to improve the teaching and learning process in a playful way as well as contribute to the diffusion of knowledge and valorization of geological heritage.

Keywords: basic education, geopark, sciences, geography, fieldwork.

Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino fundamental destacam a importância de abordagens diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem para disciplinas como ciências e geografia. Dentre essas abordagens os trabalhos de campo se destacam por fornecerem a oportunidade de aprendizagem por meio da observação direta da natureza. Neste artigo apresentamos o grande potencial educativo de alguns sítios selecionados que integram o patrimônio geológico do Geopark Quadrilátero Ferrífero para a realização de trabalhos de campo roteirizados para o ensino fundamental considerando as disciplinas de ciências e geografia. No caso do ensino de ciências os geossítios analisados do Geopark Quadrilátero Ferrífero atendem a demandas dos eixos temáticos Terra e Universo; Vida e Ambiente. Para geografia, Litosfera e Movimentos Tectônicos, Formas de Relevo e Preservação Ambiental. Acredita-se que a realização de trabalhos de campo no Geopark Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica além de contribuir para a difusão do conhecimento e valorização do patrimônio geológico.


Palavras-chave: educação básica, geopark, ciências, geografia, trabalho de campo.


Volume 14, 1-2Tv14

Volume 13, 1-2Tv13

Volume 12, 1-2Tv12

Volume 11, 1-2ct11

Volume 10, 1-2cterrae102013

Volume 9, 1-2T9g

Volume 8, 1-2terrae_8_1

Volume 7, 1-2

Volume 6, 1-2

Volume 3,4,5

Volume 2

Volume 1

 

A PDF reader is required to view the article files. Make the download here: Adobe Acrobat or Foxi