University of Campinas Geosciences Institute

 

Events dates / Deadlines
Issues

Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

Ct11

Educação, Ambiente e Aprendizagem Social na Formação de Professores para Geoconservação

Full version PDF

Diogo Braz Soares
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra - Inst. Geoc., Univ. Est. Campinas.
E-mail: diogosoares@ige.unicamp.br.

Vânia Maria Nunes dos Santos
Profa. Dra. do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra - Inst. Geoc., Univ. Est. Campinas; Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Prática em Educação e Sustentabilidade (LAPPES) e do Grupo de Estudos e Acompanhamento de Governança Ambiental (GovAmb), ambos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP).
E-mail: vania.mns@uol.com.br.

ABSTRACT: This paper aims to present the continuing education course for teachers "Education, Environment and Social Learning: social and educational practices for sustainability and geoconservation", run in the municipality of Guarulhos, in the state of São Paulo, and their contributions to Education in Geoconservation. The course was based in the Gold Cycle Geopark Project and it was targeted at the teachers of different subject areas of five public schools in Guarulhos. Different stakeholders, as schools, representatives of the government, community and universities participated of the methodological proposal. The course aimed at contributing to Geosciences teaching by promoting new teaching-pedagogical practices and resources, besides using participatory methodologies to conceive school proposals involving collaborative social and environmental practices, aimed at showing the association of education with the environment from a critical, participatory, co-responsible perspective, which promotes transforming citizenship actions on sustainability and geoconservation.

Keywords: continuing education of teachers; education in geoconservation; social learning; participatory methodologies; geopark.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar o curso de formação continuada de professores "Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: práticas socioeducativas para sustentabilidade e geoconservação", desenvolvido em Guarulhos, São Paulo, e suas contribuições à Educação para Geoconservação. O curso teve como lócus o Projeto Geoparque Ciclo do Ouro e o seu público-alvo foi formado por professores de diferentes áreas do conhecimento, que atuam em cinco escolas públicas estaduais de Guarulhos. A proposta metodológica desenvolvida contou com a participação de diferentes atores sociais, envolvendo escolas, representantes do poder público, da comunidade e universidades. O curso visou contribuir para o ensino em Geociências através do desenvolvimento de novas práticas e recursos didático-pedagógicos, além de propor o uso de metodologias participativas voltadas ao desenvolvimento de propostas escolares como práticas socioambientais educativas de caráter colaborativo, visando relacionar educação e ambiente numa perspectiva crítica, participativa e corresponsável, promotora de ações cidadãs transformadoras para sustentabilidade e geoconservação.


Palavras-chave: formação continuada de professores; educação para geoconservação; aprendizagem social; metodologias participativas; geoparque.

 

 

 

 

Volume 14, 1-2Tv14

Volume 13, 1-2Tv13

Volume 12, 1-2Tv12

Volume 11, 1-2ct11

Volume 10, 1-2cterrae102013

Volume 9, 1-2T9g

Volume 8, 1-2terrae_8_1

Volume 7, 1-2

Volume 6, 1-2

Volume 3,4,5

Volume 2

Volume 1

 

A PDF reader is required to view the article files. Make the download here: Adobe Acrobat or Foxi