Save the date / Call for papers
A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.
A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.
Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS
Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.
O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.
Esperamos sua visita e participação!
Os editores.
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018
Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.
Data limite 30.abril.2018
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:
VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –
VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –
Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018
Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.
Data limite 11.fevereiro.2018
11/01/2018- 13:40 pm
Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.
Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br
Os editores
Campinas, janeiro de 2018.
Para além da seleção natural: algumas considerações sobre as contribuições de 'Darwin como Geólogo' para o ensino de Biologia
Narjara Zimmermann
Doutoranda do do Progr. Pós-Grad. Ensino e História de Ciências da Terra, Unicamp.
narjara.zimmermann@gmail.com
Abstract
This paper discusses contributions of Charles Darwin, through his work as Geologist, offsetting to some extent some common conceptions, which have strictly associated his name with Biology, in particular for the theory of natural selection. Initially some proposals for teaching about evolution are considered, taking as an example one of the leading textbooks adopted by schools of the state of São Paulo. It is also discussed how evolution have been proposed in research on Biology and Science teaching. Finally, by advocating the importance of geology to Darwin as a subsidy for methodological development of evolution theory based on the principle of natural selection, some possibilities and implications of this didactic approach to teaching biology are analysed. This helps to extend Darwin´s biological perspective. The conclusion is highlighted that the importance of integrating the history of Geosciences in this scenario should be considered by chalenges. Citation: Zimmermann N. 2012. Para além da seleção natural: algumas considerações sobre as contribuições de 'Darwin como Geólogo' para o ensino de Biologia. Terræ, 9(1-2):2-11. <http://www.ige.unicamp.br/terrae/>.
Keywords: Charles Darwin [1808-1882], Geology, Geosciences, History of Science, Teaching of Evolution
Resumo
O presente trabalho discute contribuições de Charles Darwin, por meio de sua atuação como Geólogo, contrapondo em certa medida o imaginário que o coloca normalmente associado à Biologia, em especial à teoria da seleção natural. Parte-se inicialmente de alguns modos como o ensino de Evolução é desenvolvido e proposto na escola, tomando como exemplo um dos principais livros didáticos adotados por escolas da rede estadual de São Paulo no ensino médio, e na pesquisa em ensino de Biologia e Ciências. Por fim, ao defender a importância da Geologia para Darwin como subsídio metodológico para elaboração da teoria evolutiva baseada no princípio da seleção natural, discutiremos algumas possibilidades e implicações didáticas da abordagem no ensino de Biologia, ao ampliar a perspectiva biológica associada a Darwin. Neste sentido, destaca-se a importância da inserção da história das Geociências.
Palavras-chave: Charles Darwin [1808-1882], Geologia, Geociências, História da Ciência, Ensino de Evolução
A PDF reader is required to view the article files. Make the download here: Adobe Acrobat or Foxi