Save the date / Call for papers
A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.
A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.
Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS
Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.
O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.
Esperamos sua visita e participação!
Os editores.
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018
Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.
Data limite 30.abril.2018
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:
VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –
VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –
Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018
Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.
Data limite 11.fevereiro.2018
11/01/2018- 13:40 pm
Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.
Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br
Os editores
Campinas, janeiro de 2018.
Trabalhos de campo na disciplina Geografia: estudo de caso em Ponta Grossa, PR
Rosangela Justen-Zancanaro
CHALEC/Unidavi. Centro Univ. para Desenv. Alto Vale do Itajaí.
rosangela@unidavi.edu.br
Celso Dal Ré Carneiro
Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino, Instituto de Geociências, Unicamp.
cedrec@ige unicamp.br
ABSTRACT
Teaching methods based on field activities make a closer approximation between the studied object and students. Fieldwork yelds an excellent learning environment, promotes group socialization and allows to consider both the prior knowledge of the student and the local reality as well. A research on field activities in the Geography discipline of basic education schools was developed. The research aimed to investigate whether or not fieldwork is done by teachers of public and private schools of Ponta Grossa municipaty, PR. It has been found that more than 50% of the consulted geography teachers apply field methodologies. Difficulties to carry out field activities were also identified: (a) lack of financial support for students, (b) liabilities that a teacher must assume when taking a student out of the school environment, and (c) lack of time for preparation. The research has largely confirmed the initial hypothesis: the participant teachers attribute a great value for this didactic resource because they get good results from it. Even those who do not attach great importance to the activities. Citation: Justen-Zancanaro R., Carneiro C.D.R. 2012. Trabalhos de campo na disciplina Geografia: estudo de caso em Ponta Grossa, PR. Terræ, 9(1-2):49-60. <http://www.ige.unicamp.br/terrae/>.
Keywords: Methodology of teaching, fieldwork, Geography teaching, Ponta-Grossa-PR, Geosciences.
RESUMO
Métodos de ensino baseados em atividades de campo aproximam o objeto estudado do estudante, pois o campo oferece ótimo ambiente, promove socialização e permite considerar tanto o conhecimento prévio do aluno como a realidade que o envolve. O quadro, favorável, motivou pesquisa com professores de educação básica sobre atividades de campo da disciplina Geografia em Ponta Grossa, PR. O questionário de pesquisa objetivou investigar a realização ou não de trabalhos de campo em Geografia, envolvendo escolas públicas e particulares. Verificou-se que mais de 50% dos professores de Geografia consultados aplicam metodologias de campo. Identificaram-se dificuldades que levam à não-realização, como: (a) aspectos de ordem financeira dos alunos, (b) responsabilidades do professor ao retirar o aluno do ambiente escolar, e (c) falta de tempo para preparação. A pesquisa confirmou amplamente a hipótese inicial de que os professores consultados valorizam tal recurso didático porque obtêm bons resultados. Mesmo aqueles que não as realizam atribuem grande importância para tais atividades.
Palavras-chave: Metodologia de ensino, trabalhos de campo, Ensino de Geografia, Ponta Grossa, Geociências.
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