Adriana Maria Bernardes da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, desde 2004 e Pesquisador do CNPq desde 2005. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização brasileira, metrópoles, informação e uso do território brasileiro, planejamento territorial.

Orientandos | Projetos de pesquisa | Textos

Márcio Cataia

Licenciado em geografia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993); Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e estágio na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (1997/1998). Atualmente é professor no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pesquisador II do CNPq. Experiência em Geografia Humana com ênfase em Geografia Política e Geografia Regional (Teoria da Regionalização Mundial), atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras políticas e compartimentações do espaço; usos hegemônicos do território e territorialidades alternativas na América Latina; federalismo e políticas territoriais no Brasil.

Orientandos | Projetos de pesquisa | Textos

Ricardo Abid Castillo

Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1990) em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio (PDEE-CAPES) na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (1995-1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (desde 2000) e Pesquisador do CNPq (desde 2001). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise de Redes e Fluxos (Transportes e Comunicações) e Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: rede geográfica, circuito espacial produtivo, logística de produtos agrícolas, novas tecnologias da informação e uso do território brasileiro.

Orientandos | Projetos de pesquisa | Textos