Pós-Graduação

Regionalização do agronegócio globalizado (eucalipto) no Maranhão

Adielson Correia Botelho

Financiadores: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Bolsa.

Circuito espacial produtivo da batata na cidade de Maputo (Moçambique)

Alcília Mena José Sitoe Macarringue

Financiadores: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Bolsa.

Regiões competitivas do complexo agroindustrial da soja no Brasil: proposta para reconhecimento e análise geográfica

André Rodrigo Farias

Resumo: O projeto objetiva propor a identificação, avaliação e discussão das regiões competitivas do complexo agroindustrial da soja no território nacional, a partir do desenvolvimento dos conceitos de competitividade geográfica, especialização regional produtiva e vulnerabilidade territorial. As variáveis emergentes da globalização integradas à reestruturação e modernização da agricultura nacional, hoje pautada por alta exigência em termos de ciência, tecnologia e informação, além de uma significativa especialização produtiva, modificam estruturalmente a forma de compreensão de grande parte da produção agrícola nacional bem como condicionam novos usos do território os quais estão associados. As regiões competitivas do agronegócio, altamente especializadas, orientam-se por uma lógica global alheia à própria existência regional e sobre a qual não possui formas de controle. A rigorosa especialização produtiva resulta em processos de fragmentação do território nacional ao mesmo tempo em que torna frágil a estabilidade dos elos regionais e da vida em sociedade que lhe dá significação. Por esse motivo, reconhecer, mapear e analisar esses processos torna-se condição fundamental para uma interpretação consistente da agricultura nacional nos dias atuais bem como sobre os usos do território condicionados por essa atividade econômica.

Estratégias competitivas e land grabbing na região do Matopiba: o caso da Radar Propriedades Agrícolas S/A

Ernesto Etulain

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa.

Especialização regional produtiva da bovinocultura de corte brasileira

Glaycon Vinícios Antunes de Souza

Financiadores: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Bolsa.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Uso Agrícola do Território no Vale do Ribeira: uma logística dos pequenos?

Heloísa Santos Molina Lopes

Especialização regional produtiva e vulnerabilidade territorial: implicações locais da expansão e crise do setor sucroenergético no Brasil

Henrique Faria dos Santos

Resumo: O presente projeto de pesquisa propõe analisar a especialização regional produtiva e a vulnerabilidade territorial associadas à expansão do setor sucroenergético no território brasileiro. O estudo procurará identificar os lugares mais vulneráveis quanto à paralisação de atividades da agroindústria canavieira, bem como avaliar as principais implicações advindas deste processo em alguns municípios da região Centro-Sul do país. Nos últimos anos, muitas empresas do setor entraram em falência ou em recuperação judicial, em razão dos desdobramentos da crise financeira internacional de 2007-2008. A suspensão temporária ou definitiva das atividades de unidades agroindustriais sucroenergéticas vem causando diversos problemas econômicos, sociais e ambientais nos municípios especializados e muito dependentes da produção e/ou processamento da cana-de-açúcar, trazendo prejuízos às populações e governos locais. A forma como ocorre a organização corporativa e o uso do território pelos agentes do complexo sucroenergético acentua a subordinação dos lugares às instabilidades do mercado e às decisões das empresas e do governo federal, na medida em que o campo e as cidades se tornam altamente funcionais ao setor nas principais regiões produtivas canavieiras.

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – Bolsa.

Plataformas digitais e uso do território: entrega de alimentos por aplicativos e as transformações no circuito inferior da economia urbana em Campinas (SP)

Lucas de Moraes Guide

Agricultura científica globalizada e agricultura familiar nos municípios do MATOPIBA baiano: relações e contradições no uso agrícola do território

Matheus Dezidério Busca

Resumo: O presente projeto de pesquisa propõe analisar, dialeticamente, as relações e as contradições entre a produção agrícola familiar e o modelo de produção da agricultura científica globalizada, no que se refere ao uso agrícola do território dos municípios baianos do MATOPIBA. Para tanto, a pesquisa analisará a sobreposição e o conflito entre as diferentes divisões territoriais do trabalhado, uma ligada ao agronegócio e aos agentes do circuito superior da economia agrária, e outra ligada à agricultura familiar e aos agentes do circuito inferior; em municípios que, além de apresentarem significativa especialização produtiva do agronegócio, estão inseridos numa região de planejamento – o MATOPIBA – voltada à difusão do agronegócio globalizado. A justificativa desta proposta se baseia no fato de que a agricultura científica globalizada impõe um uso corporativo do território a estes municípios, corroborando com especialização regional produtiva, marginalizando a agricultura familiar.

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – Bolsa.