O texto interroga a ideologia do “fim das fronteiras políticas”, surgida no início da década de 1980, procurando distinguir a fronteira como zona e a fronteira como linha, classicamente formuladas pela geografia. Com base nesta indicação, trata das formas gerais da divisão dos territórios políticos surgidos com o Estado territorial: a reflexão é orientada a partir de uma das concreções do espaço geográfico, a categoria território. A análise acontece pela discussão sobre a inserção do território brasileiro no mundo da globalização, sendo registrado que a unificação técnica do mundo não implica em sua união política. Empiricamente o texto constata que quanto maior é a unificação técnica do mundo, maior é sua compartimentação com a relevância das fronteiras internacionais.

CATAIA, M. A. . A relevância das fronteiras no período atual: unificação técnica e compartimentação política dos territórios. Scripta Nova (Barcelona), v. XI, p. 21, 2007.