Mensagem

Uma trajetória singular

As ações para aprimorar o Ensino das Geociências, iniciadas na Universidade de São Paulo, em 1973, marcaram uma mudança de rumos na educação nacional em Geociências, com alcance para formar geólogos, profissionais e professores de distintos campos do conhecimento. Iniciativas de renovação educacional abriram inúmeras possibilidades didáticas e curriculares, além de ter criado condições favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas, experiências e estudos, atualmente concentrados no Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (PEHCT), ainda hoje o único PPG nacional dessa área do conhecimento dentre os mais de 160 PPG vinculados à Área 46-Ensino da CAPES. As contribuições focalizam todos os níveis de ensino – desde a educação infantil até a formação e especialização de professores no ensino superior – e ajudam a ampliar e renovar currículos e programas educacionais. Embora sejam pulverizados, acumulam-se muitos avanços.

É alvo do Simpósio Interfaces Geociências e Ensino: 50 anos de experiências (1973-2023) discutir e aperfeiçoar as pesquisas do PEHCT; reunir professores, alunos e egressos do PPG para debater sobre novos rumos e avaliar avanços e recuos da Educação em Geociências; caracterizar desafios e melhorar as formas de se ensinar Geociências; promover aproximações e interrelações entre centros de pesquisa, tanto aqueles dedicados à Geologia, quanto ao Ensino de Ciências e Geografia. O desejável intercâmbio proporcionará uma interação e reflexão entre centros de pesquisa nacionais e internacionais, bem como estender vínculos junto a professores do ensino básico.

Vários campos de conhecimento se aproximam das preocupações de difusão das Geociências, como questões de Geoconservação e centros de divulgação científica. Muitos grupos dedicados a questões profissionais de geocientistas e de professores possuem aproximações frutíferas com estudos e pesquisas de Ensino de Geociências. Esse conjunto de preocupações e a relevância de se comemorar os 50 anos dedicados à Educação em Geociências conduziram o PEHCT, o Instituto de Geociências da USP e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, campus de Rio Claro, a promover o referido evento em Campinas, de 9 a 11 de novembro de 2023.

Temas previstos

Os temas principais a serem tratados compreendem o campo interdisciplinar reunido em torno das pesquisas e estudos do PEHCT:

  • Ensino de Geociências em todos os níveis educacionais, incluindo formação de professores.
  • Questões curriculares específicas das Geociências, recursos tecnológicos e materiais didáticos.
  • História da Geologia e seu alcance para o ensino e divulgação científica.
  • Educação Ambiental e suas interfaces com os estudos da Terra.
  • Comunicação e divulgação das Geociências.
  • Geoconservação, Geoturismo, Geoética, Cidadania, Legislação e diplomas legais.

Características do evento

Entidades promotoras:

  • Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT)
  • Instituto de Geociências (USP)
  • Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP, campus de Rio Claro

Entidades organizadoras:

  • International Geoscience Education Organisation (IGEO)
  • Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE
  • Associação Paulista de Geólogos – APG
  • Sociedade Brasileira de Geologia – SBG
  • Instituto de Geociências – USP
  • Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP
  • Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP, S. José de Rio Preto)
  • Instituto de Geociências e Ciências Exatas (UNESP, Rio Claro)

Data e local:

  • 9 a 11 de novembro de 2023 no Instituto de Geociências da Unicamp

Endereço

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Esquema organizativo

  • Conferência
  • Mesas redondas
  • Apresentação de trabalhos
  • Cursos e oficinas
  • Grupos de Trabalho, Fóruns e sessões plenárias
  • Trabalhos de campo

Intercâmbio com outros programas e cursos

O evento será excelente oportunidade para intercâmbio com outros programas de pós-graduação e cursos de graduação. Algumas possibilidades:

  • Ex-alunos do PEHCT
  • Ex-alunos de Cursos de Especialização ministrados na Unicamp
  • utros PPG (p.ex. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências – PPGEFHC UFBA/UEFS)
  • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (currículos do ensino médio técnico)

Cooperação internacional

Está prevista a captação de recursos para a vinda de especialistas renomados nos campos do conhecimento abrangidos pelo evento, para ministrar palestras e minicursos.

Esquema de organização

Para tratar os temas e propiciar a interação dos participantes, o Simpósio terá as seguintes modalidades de participação: conferência, mesas redondas, apresentação de trabalhos (oral e painéis), grupos de trabalho e fórum, cursos.

Conferência. Um especialista para tratar de assunto inovador que propicie o desenvolvimento das pesquisas e ensino dos participantes.

Mesa redonda. Reúne especialistas para aprofundar temas centrais, tais como, desafios curriculares, metodológicos e práticos do Ensino de Geociências em todos os níveis (básico, superior e pós-graduação).

Apresentação de trabalhos. Cada sessão será programada para aproximar apresentadores e público, produzir discussões e debates em pequenos grupos.

Fórum, Grupos de Trabalho e Sessão Plenária. Espaços para exposição das atividades do PEHCT, discutir conexões, identificar potencialidades e desafios, bem como outros temas de interesse de professores e alunos do PEHCT.

Cursos. Especialistas apresentam tópicos e temas de interesse para o Ensino de Geociências. Devem propiciar, ainda, trocas de experiências práticas baseadas em resultados de pesquisas.