Uma trajetória singular
As ações para aprimorar o Ensino das Geociências, iniciadas na Universidade de São Paulo, em 1973, marcaram uma mudança de rumos na educação nacional em Geociências, com alcance para formar geólogos, profissionais e professores de distintos campos do conhecimento. Iniciativas de renovação educacional abriram inúmeras possibilidades didáticas e curriculares, além de ter criado condições favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas, experiências e estudos, atualmente concentrados no Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (PEHCT), ainda hoje o único PPG nacional dessa área do conhecimento dentre os mais de 160 PPG vinculados à Área 46-Ensino da CAPES. As contribuições focalizam todos os níveis de ensino – desde a educação infantil até a formação e especialização de professores no ensino superior – e ajudam a ampliar e renovar currículos e programas educacionais. Embora sejam pulverizados, acumulam-se muitos avanços.
É alvo do Simpósio Interfaces Geociências e Ensino: 50 anos de experiências (1973-2023) discutir e aperfeiçoar as pesquisas do PEHCT; reunir professores, alunos e egressos do PPG para debater sobre novos rumos e avaliar avanços e recuos da Educação em Geociências; caracterizar desafios e melhorar as formas de se ensinar Geociências; promover aproximações e interrelações entre centros de pesquisa, tanto aqueles dedicados à Geologia, quanto ao Ensino de Ciências e Geografia. O desejável intercâmbio proporcionará uma interação e reflexão entre centros de pesquisa nacionais e internacionais, bem como estender vínculos junto a professores do ensino básico.
Vários campos de conhecimento se aproximam das preocupações de difusão das Geociências, como questões de Geoconservação e centros de divulgação científica. Muitos grupos dedicados a questões profissionais de geocientistas e de professores possuem aproximações frutíferas com estudos e pesquisas de Ensino de Geociências. Esse conjunto de preocupações e a relevância de se comemorar os 50 anos dedicados à Educação em Geociências conduziram o PEHCT, o Instituto de Geociências da USP e o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, campus de Rio Claro, a promover o referido evento em Campinas, de 9 a 11 de novembro de 2023.
Temas previstos
Os temas principais a serem tratados compreendem o campo interdisciplinar reunido em torno das pesquisas e estudos do PEHCT:
- Ensino de Geociências em todos os níveis educacionais, incluindo formação de professores.
- Questões curriculares específicas das Geociências, recursos tecnológicos e materiais didáticos.
- História da Geologia e seu alcance para o ensino e divulgação científica.
- Educação Ambiental e suas interfaces com os estudos da Terra.
- Comunicação e divulgação das Geociências.
- Geoconservação, Geoturismo, Geoética, Cidadania, Legislação e diplomas legais.
Características do evento
Entidades promotoras:
- Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT)
- Instituto de Geociências (USP)
- Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP, campus de Rio Claro
Entidades organizadoras:
- International Geoscience Education Organisation (IGEO)
- Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE
- Associação Paulista de Geólogos – APG
- Sociedade Brasileira de Geologia – SBG
- Instituto de Geociências – USP
- Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP
- Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP, S. José de Rio Preto)
- Instituto de Geociências e Ciências Exatas (UNESP, Rio Claro)
Data e local:
- 9 a 11 de novembro de 2023 no Instituto de Geociências da Unicamp
Endereço
Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP
Esquema organizativo
- Conferência
- Mesas redondas
- Apresentação de trabalhos
- Cursos e oficinas
- Grupos de Trabalho, Fóruns e sessões plenárias
- Trabalhos de campo
Intercâmbio com outros programas e cursos
O evento será excelente oportunidade para intercâmbio com outros programas de pós-graduação e cursos de graduação. Algumas possibilidades:
- Ex-alunos do PEHCT
- Ex-alunos de Cursos de Especialização ministrados na Unicamp
- utros PPG (p.ex. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências – PPGEFHC UFBA/UEFS)
- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (currículos do ensino médio técnico)
Cooperação internacional
Está prevista a captação de recursos para a vinda de especialistas renomados nos campos do conhecimento abrangidos pelo evento, para ministrar palestras e minicursos.
Esquema de organização
Para tratar os temas e propiciar a interação dos participantes, o Simpósio terá as seguintes modalidades de participação: conferência, mesas redondas, apresentação de trabalhos (oral e painéis), grupos de trabalho e fórum, cursos.
Conferência. Um especialista para tratar de assunto inovador que propicie o desenvolvimento das pesquisas e ensino dos participantes.
Mesa redonda. Reúne especialistas para aprofundar temas centrais, tais como, desafios curriculares, metodológicos e práticos do Ensino de Geociências em todos os níveis (básico, superior e pós-graduação).
Apresentação de trabalhos. Cada sessão será programada para aproximar apresentadores e público, produzir discussões e debates em pequenos grupos.
Fórum, Grupos de Trabalho e Sessão Plenária. Espaços para exposição das atividades do PEHCT, discutir conexões, identificar potencialidades e desafios, bem como outros temas de interesse de professores e alunos do PEHCT.
Cursos. Especialistas apresentam tópicos e temas de interesse para o Ensino de Geociências. Devem propiciar, ainda, trocas de experiências práticas baseadas em resultados de pesquisas.