Menu fechado

A Formação do Himalaia

O Himalaia é uma cordilheira (conjunto de montanhas) situada na Ásia, tem extensão aproximada de 2.500 km, e entre 150 e 400 km de largura. É uma das maiores cadeias de montanhas do mundo.

O Himalaia é fundamentalmente constituído por uma estrutura geológica conhecida como dobramentos modernos. São estruturas formadas na era Cenozóica que apresentam as mais elevadas altitudes do relevo mundial.

A cordilheira surgiu da colisão do continente indo-australiano com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático. Dessa colisão se ergueram a cadeia de montanhas do Himalaia.

O Himalaia está situado no sudeste asiático, nos territórios da China – incluindo o Tibete –­ Índia, Paquistão, Butão e Nepal. O ponto mais alto – ponto culminante – é o Monte Everest, com 8848 metros de altitude e está localizado exatamente na fronteira da China com o Nepal, sendo seu cume o reconhecimento internacional da fronteira entre estes países.

É chamado de “teto do mundo” pois 15 das montanhas mais altas do planeta ali se encontram e por ter mais de 100 picos com altitudes superiores a 7000 metros.

Fonte:
Texto e vídeo –
Escrita Geográfica.
Imagem – Pixabay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *