Menu fechado

Quem somos

QUEM SOMOS

COORDENADOR:

Prof. Antonio Carlos Vitte

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é MS3 – assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História e Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, história e epistemologia da geografia, história e epistemologia da geografia física, sociologia da ciência e filosofia kantiana, história e epistemologia da geomorfologia. Recebeu em 2007 recebeu Menção Honrosa concedido pela Anpege por dissertação orientada. No de 2013 recebeu o Prêmio CAPES -Tese de Doutorado na área de Geografia, em 2014 recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Mérito Acadêmico concedido pela Reitoria da Unicamp.

PÓS-GRADUAÇÃO

Doutorandos

Danilo Cardoso Ferreira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) Itapuranga (2010), mestrado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA-UFG, 2014), com intercâmbio na UERJ/São Gonçalo-RJ, 2013, Pós-graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Educacional de Apoio Pedagógico ( 2011-2012), Atualmente realiza o curso de Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Início: 2016 – “As matrízes da geomorfologia alemã: uma contribuição à história e a epistemologia da geografia.”

Deyse Cristina Brito Fabrício

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado – 2012) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente realiza o curso de Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (IG – UNICAMP).

Início: 2018 – “Cultura, Estética e Ciência e suas influências na produção cartográfica do Renascimento.”

João Alves de Souza Neto

Possui graduação em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2013-2016). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (2018-2020). Atualmente realiza graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (desde 2017) e curso de Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (IG – UNICAMP).

Início: 2022 – “Pensando a questão antropológica em projetos de urbanização segregados: o caso de Alphaville-Barueri (1973-).”

Jóyce Oliveira Leitão

Possui graduação em Geografia – Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2009), graduação em Bacharelado – Geografia pela Universidade de São Paulo (2014) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia.

Início: 2018 – “A categoria trabalho na dialética sociedade-Natureza em Marx e sua contribuição para a epistemologia da geografia física.” 

Marcio Henrique de Mello Pereira

Possui mestrado em bacharel e licenciatura em Geografia no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, do Campus de Rio Claro, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Letras, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Instituto de Letras Clássicas e Vernáculas, na área de Literatura Brasileira.

Início: 2017 – “O helenismo e os fundamentos da geografia moderna- Teofrasto e Estrabão e a convergência entre uma história da natureza e da cultura e a definição da região enquanto categoria analítica na geografia.”

Marcus Henrique Oliveira de Jesus

Possui graduação no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, na linha de Análise Regional e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participa do projeto de pesquisa História da Geografia na Bahia vinculado ao grupo de pesquisa GEOPRAXIS – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, com os seguintes interesses: Theodoro Sampaio, História da Geografia e História do Pensamento Geográfico.

Início: 2022 – “O Terremoto de Lisboa de 1755: história da natureza e planejamento urbano.”

Roberto Carlos Rech

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e atualmente é doutorando pela Universidade Estadual de Campinas.

Início: 2018 – “A experiência estética e a construção do sujeito no e do mundo.”

Sandra Freitas Santos

Possui graduação no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2013), Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2019), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2018) e atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Início: 2019 – “Os Percursos Históricos da Geomorfologia na Bahia: uma contribuição à história do pensamento geográfico.”

Mestrandos

Bryan Marques Moraes

Possui graduação em Geografia, Licenciatura (2020) e Bacharelado (2019) pela  Universidade Estadual de Campinas, e atualmente é mestrando em Geografia, no programa de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Início: 2020 – “Halford Mackinder e a geopolítica: o ensino de Geografia como instrumento imperial.”

Lucas Costa André

Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, e atualmente é mestrando em Geografia de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Início: 2022 – “Consciência do Espaço e ressignificação do sujeito nos filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “Bacurau” (2019). Um diálogo entre Geografia e Cinema.”

GRADUAÇÃO

Trabalhos de Conclusão de Curso

Damião Silva Santos

Graduando em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas

Início: 2022 – “Uma discussão sobre a gênese da comoditização da natureza da Idade Média ao Renascimento. O caso da Inglaterra.”

Iniciação Científica

Paulo Roberto da Silva Rufino

Graduando no curso de Geografia, modalidade licenciatura na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Início: 2021 – “O Meio Ambiente Urbano nos Igarapés Manaus e Quarenta na cidade de Manaus (AM).”

Katia Dias de Oliveira

Graduanda de Geografia bacharelado e membro da empresa júnior: Terrae Jr; do Instituto de Geociências. Ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Início: 2021 – “Impactos da Morfologia de Johann Goethe na concepção de paisagem de Alexander Von Humboldt. Uma análise das obras ‘Os Quadros da Natureza e Geografia das Plantas’.”

egressos

Késia Rodrigues dos Santos

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: inundação urbana e geomorfologia.