Menu fechado

Aula Magna discute a valorização capitalista do espaço e sua relação dialética com a natureza e a sociedade

Com o intuito de promover o pensamento crítico e a reflexão coletiva sobre a formação acadêmica e cidadã, integrando conhecimentos básicos e complementares para estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e todas as demais pessoas interessadas, o LEHG promoverá aula magna que abordará reflexões em torno da valorização capitalista do espaço e teoria marxista do valor.

Em comemoração aos três anos do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), lotado e vinculado ao Instituto de Geociências da Unicamp, propomos a realização de uma aula magna com o professor Paulo Roberto Teixeira de Godoy. O evento visa proporcionar aos estudantes de Geografia, Ciências Humanas e da Natureza de outras áreas da universidade, bem como o público interessado, uma reflexão crítica sobre a produção do espaço geográfico no contexto do sistema capitalista.

Nesse sentido, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Instituto de Geociências (IG-Unicamp) e o Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (AGB-Campinas) e doe do Centro Acadêmico de Ciências da Terra (CACT) realizarão uma Aula Magna intitulada “Quando o Espaço vira Valor: a produção capitalista do espaço e da natureza sob a perspectiva da teoria marxista/marxiana do valor ”, ministrada pelo Professor Paulo Godoy.


Resgatando o pensamento do Prof. Antonio Carlos Robert Moraes, um fabuloso geógrafo brasileiro; o espaço é uma construção histórica resultante das interações entre sociedade e natureza. No entanto, ele enfatiza que as relações de poder e as práticas econômicas de produção desempenham um papel central na organização e valorização do espaço. Antônio Carlos Robert Moraes argumenta que o espaço é um elemento ativo nas dinâmicas sociais, políticas e econômicas (Moraes; Costa, 1999).

A palestra abordará a transformação da natureza pela sociedade, pautada na lógica do lucro, da mão-de-obra assalariada e da propriedade privada da terra (Moraes, 1993). O objetivo é estimular o pensamento crítico e a reflexão coletiva sobre a formação acadêmica e cidadã, contribuindo para a compreensão da interface sociedade-natureza na ciência geográfica. Além de apresentar uma análise do processo capitalista de valorização do espaço na perspectiva da teoria marxista do valor nos aprofundando em torno das obras de Karl Marx, colocando os participantes em contato com a historicidade da geografia através de uma das matrizes epistemológicas que fundamenta sua principal categoria de análise.

A aula magna busca proporcionar aos estudantes ferramentas da geografia histórica, para analisar os últimos dois séculos de transformações sociais sob o sistema capitalista. Essas transformações afetam processos locais, regionais, nacionais e globais.

As latentes características com as quais esse sistema tem se apresentado, tem inegáveis contradições, rupturas e descontinuidades as quais necessitam serem discutidas, visto que tais atributos são responsáveis pelas relações que a sociedade tem se associado entre si, bem como com a produção das condições materiais para sua existência (Godoy, 2022).

A aula magna será realizada no dia 08 de maio, marca a comemoração de criação do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia – LEHG , e ocorrerá no auditório Auditório Milton Santos, localizado no Instituto de Geociências da Unicamp.

O Professor Paulo Roberto Teixeira de Godoy possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (2018-2019). Atualmente é Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia humana, com estudos em história do pensamento geográfico, geografia histórica do capitalismo, valorização capitalista do espaço e teoria marxista do valor.


Evento:
Aula Magna “Quando o Espaço vira Valor: a produção capitalista do espaço e da natureza sob a perspectiva da teoria marxista/marxiana do valor”

Data:
08 de maio de 2025 (quinta-feira)

Horário:
19h00

Local do evento:
Auditório Milton Santos, IG/Unicamp

Público-alvo:
Todos(as) os(as) interessados(as)


As inscrições são gratuitas!

Serão fornecidos certificados.


Referências:

  • GODOY, PAULO . A Valorização Capitalista do Espaço e a Teoria Marxista do Valor. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda, 2022. v. 1. 177p .
  • MORAES, A. C. R. & COSTA, W. M. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec. 1993, 3. ed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *