O documento intitulado “América Latina e Caribe a meio caminho de 2030: Avanços e propostas de aceleração“, pode ser acessado na íntegra e de maneira gratuita através do link abaixo.
Os países da América Latina e do Caribe estão na metade do período estabelecido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O progresso na consecução destes Objectivos e metas foi seriamente prejudicado pela pandemia da doença do coronavírus (COVID-19), que teve um forte impacto no mundo a partir de 2020 e comprometeu o progresso no sentido de alcançar a Agenda em vastas regiões do planeta, incluindo a América Latina. e o Caribe, a região do mundo mais afetada pela pandemia. No último biénio, também ocorreram acontecimentos globais desfavoráveis ao progresso na consecução dos ODS, como o conflito na Ucrânia, as tensões comerciais e os conflitos geopolíticos, as migrações forçadas e o ressurgimento de processos inflacionistas.
Este relatório analisa três aspectos principais. Primeiro, examina o progresso global no sentido de alcançar todos os ODS e depois, de forma mais aprofundada, o progresso no sentido de alcançar cinco deles: água potável e saneamento (ODS 6); energia limpa e acessível (ODS 7); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e alianças para alcançar os Objetivos (ODS 17).
Em segundo lugar, defende-se que para regressar ao caminho do cumprimento das metas dos ODS em 2030, é necessário não só um maior esforço de investimento e financiamento, mas também uma mudança na forma de fazer políticas públicas.
Em terceiro lugar, são analisados os processos institucionais que foram implementados em torno da implementação e monitorização dos ODS.
Fonte
Texto e imagem: CEPAL publicações.