Menu fechado

Limites de Placas Tectônicas

O mapa mostra os três tipos de limites de placas numa visão continental.

Nos limites divergentes (setas azuis), os vetores de movimento vão se afastar um do outro, representando a força de tração. Esses limites podem ocorrer tanto em áreas oceânicas (cadeias meso-oceânicas), como em zonas extensionais que marcam os períodos iniciais de separação continental (rifte africano).

Nos limites convergentes, a força que atua é a de compressão (setas amarelas), fazendo com que as placas se choquem. Como exemplo, temos o choque das placas Eurasiática com a Indoaustraliana que elevou os Himalaias acerca de 40Ma.

Já nos limites transformantes, a força que ocorre é a de cisalhamento, onde os vetores de força deslizam lateralmente, um em relação ao outro. Como exemplo em áreas oceânicas, temos limites transformantes entre a placa Africana e a placa da Antártida e em áreas continentais, entre a placa Eurasiática e a pequena placa Anatólia.

Foi numa falha transformante, conhecida como falha Anatólia do Oriental, que se encontra entre as placas da Arábia, Iraniana e Anatólia, que ocorreram dois terremotos com magnitude acima de 7 (7,8 e 7,5 respectivamente) no dia 06 de fevereiro de 2023 e matou mais de 50.000 pessoas na Turquia e Síria.

Tradução: Perfil Geologia Básica.

Fonte: texto original do Prof. Carlos Uchôa.

Figura modificada: Skinner and Murck, 2012; Hamblin and Christianssen, 2011 and Lutgens et al., 2012, por Carlos Uchôa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *