Ensino

Disciplinas lecionadas pela Profa. Janaina Pamplona da Costa no âmbito da graduação e da pós-graduação

Disciplinas da graduação

Em que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado por cientistas, engenheiros, inventores, grandes corporações, universidades etc. afeta a sociedade? Quais as relações entre produção e uso de conhecimento e o desenvolvimento econômico e social? Qual a trajetória observada e qual a prevista para países menos desenvolvidos, especialmente para o Brasil, em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação? Como se apresentam as questões do território, da relação universidade-sociedade, do meio ambiente, e sustentabilidade, da produção e disseminação de conhecimento científico, entre outras, quanto às novas tecnologias? Esses são alguns dos aspectos desenvolvidos ao longo da disciplina. Para tanto, a disciplina oferece uma perspectiva histórica e uma abordagem atual que introduz o estudante no debate sobre o papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação na Sociedade Contemporânea.

A partir de diferentes abordagens teóricas adotadas no estudo das ciências discutem-se: a emergência e a institucionalização da ciência moderna; as instituições e organizações que produzem, regulam e transmitem conhecimento científico; a disputa pela demarcação de fronteiras entre saberes científicos e outros tipos de conhecimento que buscam explicar o mundo, incluindo as motivações que caracterizam lados distintos de debates em torno de controvérsias sociotécnicas.

Disciplinas da pós-graduação

A disciplina parte da apresentação conceitual das políticas de ciência, tecnologia e inovação (CTI), com ênfase na política tecnológica (racionalidade e mecanismos), do papel da governança na implementação e efetividade dessas políticas, e das redes como formas de interação entre os atores presentes no sistema de CTI. Discute-se como redes estão inseridas e integradas no território e como padrões estabelecidos no território determinam as dinâmicas de inovação, catching-up socioeconômico e o alcance e relevância da política tecnológica. Estes aspectos serão discutidos a partir de estudos fundamentais para os conceitos pioneiros no tema, com ênfase para experiências de países em desenvolvimento.

A disciplina visa compreender a ciência como uma instituição social, sua dinâmica e funcionamento como processo social, seu papel transformador nas (e das) sociedades industriais, sua interação com a tecnologia e com a sociedade em geral. Para esta compreensão busca-se olhar a ciência a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência, instituído a partir da década de 1950 com Robert Merton, até seus teóricos mais recentes, que formam um campo multidisciplinar conhecido como Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT). Considera-se que essa base de conhecimento se constitui em referencial fundamental para análise e tomada de decisão em política de C&T.

O objetivo desta disciplina é dar apoio aos estudantes no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, seus instrumentos de coleta e análise de dados e adequá-los às suas abordagens teóricas. Está dividida em 3 módulos: (1) Introdução à metodologia de pesquisa em Ciências Sociais, no qual são abordados os principais tipos de pesquisa, o desenho de pesquisa, amostragem e construção de casos, tipos de variáveis e escalas de medida de dados empíricos; (2) Interdisciplinaridade em pesquisas na área de Política Científica e Tecnológica; (3) Exemplos de solução de problemas metodológicos em teses do DPCT.

O objetivo desta disciplina é dar apoio aos estudantes em seu trabalho de dissertação. Constará de sucessivas exposições dos/das estudantes a respeito da pesquisa que realizam ou pretendem realizar como dissertação de mestrado e de subsequentes discussões, em sala de aula, com as/os demais estudantes e com os professores responsáveis. 

Disciplinas lecionadas pelo Prof. Andre Sica de Campos no âmbito da graduação e da pós-graduação

Disciplinas da graduação

Conceitos básicos de Marketing e Comunicação. Marketing, Comunicação e Sociedade: novas tendências, ética e responsabilidade, interação com o ambiente. Gestão Operacional de Marketing e Comunicação. Sistemas de Informação e Pesquisa. Comunicação, prestação de contas e transparência das ações governamentais. Objetivos: apresentar e discutir o papel do marketing e da comunicação no setor público. Conhecer as principais tendências de marketing e comunicação no processo de prestação de contas, comunicação e transparência das ações governamentais. Debater a gestão operacional de marketing e comunicação e os sistemas de informação e pesquisa.

Principais características das relações entre Estado e sociedade no período recente. Instituições públicas não estatais. Capital social e comunidade cívica. Governança: principais conceitos e modelos. Tipos de Governança: corporativa, pública e global. Estado em rede. Descentralização e coordenação. Objetivos: apresentar e discutir as relações entre Estado e sociedade no período recente. Conhecer os principais conceitos de governança e suas implicações para as políticas públicas. Conhecer o modelo da administração gerencial e de governança no setor público, assim como um modelo de governança pública “social” Caracterizar instrumentos de gestão das organizações para a governança: desafios da governança participativa, governança local e metropolitana
A disciplina é voltada para a formação de administradores públicos e parte de um panorama de corte tanto histórico como teórico do papel do Estado no sistema capitalista moderno como promotor do desenvolvimento e gestor de bens de natureza pública. Na sequência, a disciplina se concentra no estudo das estruturas de receitas e despesas do Estado, através de uma análise mais aprofundada sobre o Sistema Tributário e sobre o Orçamento. Por fim, avança na investigação sobre a necessidade de financiamento do setor público, sua importância para o desenvolvimento econômico e social, e os instrumentos utilizados para isso. A análise teórica da disciplina será feita em paralelo com o estudo do caso brasileiro.

Disciplinas da pós-graduação

Apresentam-se os principais mecanismos de vinculação entre a universidade e atores sociais (e.g. empresas) a partir de experiências históricas selecionadas de países avançados e em desenvolvimento. Esta dupla perspectiva histórico-institucional serve como base para a compreensão dos limites da relação universidade-empresa no Brasil, a partir da observação de casos específicos e de suas tendências.

 

O método científico. Metodologia e suas ferramentas. O desenho da pesquisa. Questões de pesquisa na análise qualitativa: origem e formulação. A construção de quadros de análise e os métodos qualitativos. Questionários e protocolos de estudo. Métodos de coleta de dados: análise documental, entrevistas, observação direta, etnografia e grupos focais. O estudo piloto. Estudo de caso aprofundado. Bases de comparação. Estudos de caso múltiplo. Combinação de métodos e indicadores. A generalização a partir do estudo de caso.