Conheça a equipe


Integrantes

Coordenador

Prof. Dr. André Luiz Sica de Campos

Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2011. Livre-docente (2021), atua como professor de políticas públicas. Foi docente homenageado pelas turmas de 2012 de graduação em Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Agronegócios e Gestão de Empresas e Faculty Fellow da Brighton Business School (University of Brighton – Reino Unido 2012-2014). Leciona também nos programas de pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) e em Administração (PPGA) da UNICAMP. Economista formado por esta universidade em 1993, obteve o título de mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (1999) e o de Doctor of Philosophy em Science and Technology Policy Studies pelo Science Policy Research Unit (SPRU) da University of Sussex em 2007. Na Inglaterra, além de trabalhar como pesquisador no SPRU e em Royal Holloway (University of London), realizou estudos de pós-doutorado na University of Brighton e no Research Councils UK (UKRI), lecionou em cursos administração e economia e teve suas pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Economic and Social Research Council (ESRC). Seus interesses em pesquisas incluem a relação entre universidades e usuários do conhecimento, produção e aplicação do conhecimento em problemas de saúde pública e empreendedorismo acadêmico. Tem 30 artigos e capítulos de livro publicados em periódicos como Human Relations, Social Studies of Science, Journal of Responsible Innovation, Online Information Review e Revista Brasileira de Inovação. Seus capítulos de livro foram publicados pelas editoras: Elsevier, Sage (Inglaterra), IPEA, CGEE, Hucitec e Siglo XXI (México).

Coordenadora-Associada

Profa. Dra. Janaina Pamplona da Costa

Professora Livre Docente no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2015, onde atua como Chefe de Departamento desde Junho de 2021. Bacharel em Ciências Econômicas pela UNICAMP (1995), Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo DPCT/UNICAMP (1998), e PhD em Science and Technology Policy Studies em 2012 pelo SPRU/University of Sussex (Reino Unido). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da UNICAMP. Durante o doutorado trabalhou em projetos de pesquisa financiados por organizações brasileiras e europeias (ESRC, EPSRC, EC, SOFTEX). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao DPCT/Unicamp com financiamento do CNPq. Tem experiência na área de Economia da Inovação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de ciência, tecnologia e inovação; governança e alinhamento de redes de P&D e inovação; redes de inovação e desenvolvimento regional; geografia da inovação; produção e uso do conhecimento e doenças negligenciadas.

Pesquisadora

Marina Fontolan

Sou pesquisadora colaboradora do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/Unicamp). Fui International Visiting Scholar (Rooney Scholar) na Robert Morris University em 2022. Sou doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, sob orientação da Profa. Dra. Janaina Oliveira Pamplona da Costa e co-orientação do Prof. Dr. James Wilson Malazita (Rensselaer Polytechnic Institute), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa se focou em aspectos sociológicos da localização de videogames e no papel deste processo na indústria. É Book Review Editor da revista Tapuya: Latin American Science, Technology and Society. Foi Visting Scholar no Rensselaer Polytechnic Institute, sob orientação Prof. Dr. James Wilson Malazita, com bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES (PDSE/CAPES). É Mestre em História Cultural pela UNICAMP, onde também realizou sua graduação, na mesma área. Durante o Mestrado, foi visiting na Stanford University (Califórnia, EUA), sob orientação da Profa. Dra. Lynn Meskell.

Doutorando

Nicolás Garzón Rodríguez

Doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (DPCT/UNICAMP), possui graduação em administração pública. Atualmente trabalha no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia (MINCIENCIAS), desenvolvendo atividades de avaliação de políticas, programas e projetos de P&D em empresa, bem como relacionamento universidade-empresa. Durante pesquisa de mestrado, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), explorou o processo de transferência do marco de inovação transformativa no contexto institucional da política de CT&I colombiana, evidenciando como os atores da política regional de CT&I nesse país internalizaram o marco teórico transformativo para a inclusão de uma agenda de política regional participativa e sustentável.  As principais áreas de interesse e pesquisa são: modelos e teorias de políticas de CT&I na América Latina; experimentação de políticas de CT&I orientadas por objetivos sustentáveis; uso do conhecimento científico, a tecnologia e a inovação no desenvolvimento regional.

Doutorando

Matheus Gonçalves da Silva Pereta

Doutorando e mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais na modalidade de Ciência Política (2016) e Sociologia (2017) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Realiza pesquisa nos seguintes temas: Energia e Inovação; Transições para sustentabilidade; Tecnologias Emergentes; Ambiente e Sociedade.

Doutoranda

Itala Laurente

Doutoranda e mestra em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (DPCT-IG/Unicamp). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cientista política pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru) e mestra em Gestão Social pela PUC-Peru. Experiência no setor público e privado. Experiência em temas sociais e políticos para tomada de decisão. Conhecimento em democracia, acesso à informação, governo digital, memória coletiva, relações internacionais e política científica e tecnológica. Membro da Rede de Especialistas do Observatório Interamericano de Governança e Inovação Pública (OIGIP) pela Organização de Estados Americanos (OEA) e a Fundação Ortega e Gasett (FOG), e pesquisadora da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo (IEA-USP).

 

Doutoranda

Natália Helena dos Santos Novais

Doutoranda em Administração (UNICAMP). Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Especialista em Gestão de Pessoas (2011) e bacharel em Administração (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde leciona disciplinas do eixo de Gestão. Tem experiência em Gestão Pública e interesse pelas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas; Gênero, Raça e Trabalho.

Doutorando

Guilherme Cardoso Estevão

Doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Política Científica e Tecnológica (DPCT) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Graduado em Geografia – Licenciatura pela Universidade do Estado em Santa Catarina – UDESC, onde defendeu monografia intitulada Geografia da Inovação: a dinâmica espacial do setor de tecnologia de Florianópolis – SC. Pesquisa nas áreas de Geografia da Inovação, Geografia Econômica e Desenvolvimento Regional. É cofundador do Observatório da Ciência, Tecnologia e Inovação (OBSERVA).

Doutorando

João Victor Antunes Lopes

Doutorando em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também é mestre em Demografia. Graduado em Administração Pública pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Fez parte do PIF (Programa Integrado de Formação) e cursou disciplinas no programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm — FCA) e no programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPGPCT — IG). Tem interesse em temas como: mortalidade, desenvolvimento de imunizantes, produção e distribuição de vacinas e saúde coletiva. É membro do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança (FCA-DPCT/UNICAMP) e do grupo de pesquisa ‘Demografia e Epidemiologia da Saúde e Envelhecimento’ (IFCH/UNICAMP).

Mestranda

Carolina Thalya da Silva Paulino

Mestranda em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP (2021) e Gerente de Projetos na Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo. Realiza pesquisa nos seguintes temas: Grupos de interesse e de pressão; análise do processo decisório; avaliação de políticas públicas; políticas de nutrição.

Mestrando

Fábio Aparecido de Jesus

Mestrando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (DPCT-IG/Unicamp), graduado em Sociologia e Política e em Serviço Social. Atualmente é membro do grupo de pesquisa “Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências” do Laboratório de Pesquisa – PUC- SP, membro do Grupo de Trabalho Cotas na Pós / Unicamp, membro do corpo editorial da Revista Alabastro – FESPSP e membro do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança – LAB GOING. 

Áreas de pesquisa: sociologia da ciência, sociologia das organizações, empreendedorismo acadêmico, relação universidade empresa, Teoria Social Latino-Americana, relações étnico-raciais.

Mestranda

Lídia Maria Bufolo

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Mestranda em Política Científica e Tecnológica, também pela UNICAMP, pesquisando a democratização do sistema bancário do Brasil via Bancos Comunitários e Fintechs.

Pesquisadores
Associados

Pesquisadora

Andressa Bones Flores

Mestre em Política Científica e Tecnológica – Unicamp (2019). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Bibliotecária no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Membro do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança – LAB GOING da Unicamp. Integra o projeto de Pesquisa: Redes, Produção do Conhecimento e Desenvolvimento Regional no Instituto de Geociências da Unicamp. 
Possui interesse nos seguintes temas: Política Científica, Comunicação Científica, Data Science, Bibliometria e Gestão do Conhecimento.

Pesquisador

Fernando Campos Mesquita

Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-doutorando no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É  Licenciado (2008) e Bacharel (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Geografia (2011) pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Geografia (2015) pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio (PDSE-CAPES) no Urban Planning Department da University of California, Los Angeles (2013). Foi professor substituto no curso de Geografia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (2017). Pesquisdor da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas – REAGRI e do Lab-GOING – Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança. Atualmente, é pós-doutorando no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia Econômica e Regional.

Pesquisadora

Liz Felix Greco
Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Política Cientifica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, sou analista de projetos e processos na Cogna Educação e pesquisadora no Lab-GOING – Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança IG/UNICAMP. As principais áreas de atuação de pesquisa são: economia da inovação; política tecnológica; indicadores de C,T&I, indústria farmacêutica, Complexo Industrial da Saúde, doenças negligenciadas e vacinas.

Pesquisador

Lucas Baldoni

Geógrafo com Licenciatura e Bacharelado em Análise Ambiental e Geoprocessamento graduado na UNESP – Campus Rio Claro (2012). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UNICAMP (2015). Doutorando em Geografia no Instituto de Geociências da UNICAMP (2019). Atua como pesquisador na área de Geografia Econômica com ênfase em geografia da inovação, planejamento territorial, geomarketing, indicadores de CT&I; parques tecnológicos e incubadoras de empresas.