EVINC - Cambiar la evaluación: transformación inclusiva de la investigación en Iberoamérica
Até 2026
Coordenadora: Noela Invernizzi Castillo (UFPR)
Fianciamento: RedCyTED
Participantes Going: Janaina Pomplona da Costa e André Sica de Campos
Resumo:
A rede EVINC, Mudando a Avaliação: transformação inclusiva da pesquisa na Iberoamérica, é composta por sete grupos de pesquisa da Argentina, Brasil, Equador, México, Portugal e República Dominicana, incluindo a organização científica brasileira e empresa produtora de medicamentos e vacinas Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
A rede considera que a avaliação científica é uma política implícita poderosa que influencia o desenvolvimento científico, econômico e cultural de um país. Os objetivos e mecanismos de avaliação afetam as agendas de investigação, condicionando aspectos-chave ligados à inclusão, à diversidade e ao impacto social da ciência e da tecnologia. Embora as comunidades científicas possuam conhecimentos específicos na sua área de especialização, normalmente têm uma visão limitada (disciplinar, temática) das carreiras ou projetos que avaliam. A tensão entre as políticas científicas e tecnológicas, que estimulam a transferência de conhecimento e a sua aplicação a objetivos sociais, económicos e ambientais, e as práticas fortemente institucionalizadas de avaliação da ciência, que promovem a qualidade científica, é uma das barreiras centrais à utilização eficaz do conhecimento gerado na Iberoamérica. Argumentamos que a prevalência de uma concepção unidimensional de qualidade nos processos de revisão por pares tem quatro resultados não intencionais: (a) exclusão de investigadores pertencentes a sectores minoritários, (b) limitação à participação de atores não académicos, (c) marginalização de agendas de investigação com relevância social e (d) desincentivo ao desenvolvimento de carreiras científicas não tradicionais e interdisciplinares.
Com base neste diagnóstico, a rede pretende contribuir para a transformação dos sistemas de avaliação das carreiras científicas e de financiamento de projetos de I&D para aumentar a sua capacidade de orientar as agendas de investigação para o desenvolvimento inclusivo e sustentável na Iberoamérica, através da geração de conhecimento com diversidade epistémica, relevância social e elevado potencial de aplicação. Os objetivos são explicados detalhadamente na aba específica.
