Acervo Científico de Paleontologia

O acervo científico de Paleontologia conta com uma base de dados digitalizada em planilhas Excel, organizadas de acordo as seis coleções que o integram a saber:

  • CP1/Vegetais
  • CP2/Vertebrados
  • CP3/Invertebrados
  • CP4/Microfósseis
  • CP5/Palinologia
  • CP6/Icnofósseis

As amostras que foram incorporadas ao Acervo Científico de Paleontologia provêm de doações e campanhas de pesquisa e coleta de fósseis, financiadas por várias agencias nacionais de fomento (p.ex. FAPESP, CNPq). O acervo é o resultado da pesquisa paleontológica desenvolvida nos últimos 25 anos na UNICAMP. Dentro dele se encontram os principais objetos de estudos descritos e categorizados em teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, iniciações cientificas, artigos e publicações acadêmicas produzidas pelos pesquisadores e alunos do Instituto de Geociências, UNICAMP. Pesquisas essas, realizadas muitas vezes em parceria com colegas de outras instituições do brasileiras (USP, UNB, UNESNP, entre outros) e do exterior (p.ex. França, USA, etc.).

Mapa das Amostras
Figura 1.: Mapa da distribuição das amostras das coleções do Acervo Científico de Paleontologia.

A Figura 1 acima nos mostra a distribuição dos locais de proveniência das amostras.

O acervo paleontológico se encontra localizado atualmente na Litoteca do Instituto de Geociências da UNICAMP. Todas as amostras que são ingressadas no acervo são acompanhadas de uma ficha catalográfica (observada na Figura 2), na qual constam informações acerca da Coleção, número da amostra, nome, estratigrafia, procedência, idade e coletor(es). Essas mesmas informações constam dos livros de registro de cada coleção e das tabelas que forma a base de dados (Figura 2). Vários estagiários têm auxiliado desde a sua criação para a sua manutenção e modernização. Assim contamos com um sistema de impressão das fichas catalográficas diretamente das tabelas Excel de cada uma das coleções. O dinamismo das pesquisas paleontológicas faz com o acervo tenha crescido significativamente desde a sua criação.

Ficha do Acervo Científico de Paleontologia
Figura 2.: Ficha de Coleção Científica.
Rolar para cima