Menu fechado

A censura aos livros é o avesso da inteligência

Assunto foi tema de documentário realizado nos Estados Unidos e é analisado nesta coluna da professora Marisa Midori.

A censura aos livros é o tema da coluna desta semana de Marisa Midori. Ela se refere à proibição de O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, a qual “reitera práticas antiquadas e, por que não dizer, perversas, de leitores contra livros cujas leituras, ou melhor, cujos conteúdos lhes parecem extremamente subversivos, chocantes ou simplesmente imorais. E eu digo “simplesmente” imorais, porque se trata disso: o juízo de um leitor ou de uma leitora e toda sua mobilização nas redes sociais parecem bastar para que os órgãos públicos censurem um livro”. E aqui a colunista remete a um documentário – realizado nos Estados Unidos e indicado ao Oscar em 2024 – sobre a censura aos livros no contexto escolar.

O Avesso da Pele foi recolhido de escolas estaduais pelas Secretarias da Educação de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, porém, a venda da obra aumentou em 1.400% na Amazon. “O próprio autor publicou um excelente artigo sobre o assunto e não foram poucas as vozes que saíram em defesa de O Avesso da Pele, tanto pelo livro quanto pelo significado que esta censura representa. E eu gostaria de salientar este último aspecto com a seguinte questão: como o Estado pode censurar um livro a partir da experiência de apenas alguns leitores? Ora, é preciso dizer que este mesmo livro havia sido selecionado pelo próprio programa do governo para o fomento das bibliotecas escolares”. 

Mais adiante, depois de citar dados referentes à censura de livros nos EUA, os quais estão presentes no documentário, conclui: “O que acontece hoje em relação à censura e ao cerceamento da leitura no Brasil, mas também nos EUA, como revela o documentário em tela, é muito grave, pois submete a liberdade de escolha do repertório de leituras à decisão de alguns poucos que se valem apenas de critérios subjetivos e moralistas […] devemos nos manifestar contra a censura e devemos dar aos jovens leitores o direito a eles próprios decidirem sobre o que eles acham”.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Fonte:
Texto e imagem –
Professora Marisa Midori, para o Jornal USP.
Áudio – Coluna Bibliomania, com professora Marisa Midori, para a Rádio USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *