A região do Oceano Índico: um teatro de oportunidades

A Região do Oceano Índico (IOR) é considerada pela Índia como uma área estratégica fundamental para o envolvimento diplomático e de defesa. A adesão da Índia como “fornecedor de segurança líquida” foi um pensamento americano apresentado em 2009, mas que ganhou força quando a China começou a afirmar-se na região. Historicamente, a Índia tem sido indiferente à sua vizinhança, o que é evidenciado pela falta de comércio económico e de parcerias no Sul da Ásia. A importância crescente da região e um ambiente de segurança em mudança, no entanto, levaram a Índia a transformar os seus objetivos de política externa e a assumir papéis de liderança no IOR. Embora a Índia esteja empenhada em manter os seus compromissos como fornecedor de segurança para a região, o desafio continua a ser criar confiança e fortalecer os laços bilaterais com os países membros.

Uma IOR segura é vital para os interesses fundamentais da Índia, por isso não surpreende que a Índia seja referida como “a inevitável força centrífuga” na região. Para as grandes potências, o Oceano Índico funciona como uma “rimland” que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico e é, portanto, essencial para a satisfação de interesses estratégicos. As capacidades da Índia são incomparáveis ​​na região. Dito isto, a abordagem da Índia tem sido passiva na era pós-Guerra Fria, principalmente devido à falta de interesse na sua vizinhança e à falta de concorrência. A importância da região cresceu no passado recente com o domínio económico e estratégico da China, particularmente através da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), que tornou a Índia cautelosa relativamente à influência da China na região.

Atualmente, a Índia consegue um ato de equilíbrio , exercendo influência estratégica na região, ao mesmo tempo que exerce uma abordagem cautelosa com pactos de cooperação em defesa. A agenda de segurança marítima da Índia tem vindo a sofrer transformações desde 2005, com capacidades navais melhoradas, maior número de acordos de defesa com vizinhos como a Indonésia e Singapura, e parcerias indo-francesas. Além disso, a Índia demonstrou desenvoltura ao participar em fóruns multilaterais, como o QUAD e o SCO, e através de iniciativas como o SAGAR. Além disso, a Índia abordou as ameaças à segurança marítima, como a pirataria e o terrorismo, através de esforços de cooperação com a Somália. Recentemente, a Índia e o Quénia reforçaram os esforços para combater outras atividades ilegais, incluindo o tráfico de seres humanos e a pesca ilegal, através do aumento dos exercícios militares e de uma maior partilha de informações. Além disso, a Índia está a fazer progressos ao tornar-se membro do Conclave de Segurança de Colombo e planeia criar uma rede de monitorização de informações sob a forma de uma Consciencialização Nacional do Domínio Marítimo (NDMA). Contudo, melhorias ainda podem ser feitas através da encomenda de novos submarinos convencionais e da cobertura da parte ocidental do IOR, que atualmente não é coberta pelo IPDMA (Indo-Pacific DMA).

Apesar destes esforços, as nações, incluindo as Maldivas e o Bangladesh, que enfrentam a escassez de recursos, continuam a manifestar sentimentos anti-Índia, onde a presença militar indiana é mal interpretada como interferência política. Além disso, outro desafio que a Índia enfrenta é o estabelecimento e manutenção de laços bilaterais com os seus vizinhos através de acordos de cooperação em defesa e segurança , onde a Índia adopta tradicionalmente uma abordagem cautelosa, uma vez que está em desacordo com a “autonomia estratégica” da Índia .

Neste clima tumultuado, a China foi acolhida no IOR, onde, ao contrário do Mar da China Meridional, não tem quaisquer disputas marítimas. A China gastou uma energia considerável investindo em compromissos diplomáticos, económicos e militares na região, particularmente com as Maldivas, o Sri Lanka, as Maurícias e as Seicheles. Neste ambiente de segurança em mudança, os EUA sinalizaram claramente que a Índia é o fornecedor de segurança “preferido” na região. Embora a Índia tenha fornecido segurança no passado, sob a forma de HDAR e ao abordar as preocupações ambientais marinhas, a competência das nações insulares e dos estados costeiros moldará os futuros desafios de segurança da região. Além disso, os seus compromissos com a China sugerem que veem a China de forma distinta da forma como Nova Deli vê a China. Um fator decisivo fundamental seria a forma como a Índia e a China responderiam à crescente ameaça das alterações climáticas sobre estas nações. Isto indica que, embora a Índia seja considerada um fornecedor líquido de segurança do IOR, precisa de se envolver bilateralmente com as nações do IOR para fortalecer os laços e olhar para além da região como um teatro de competição com a China.

Coletivamente, isto demonstra que o domínio marítimo no IOR é um palco geopolítico para o século XXI e é uma oportunidade para a Índia demonstrar o seu papel como fornecedor de segurança. Tendo em consideração as ameaças não tradicionais, como as alterações climáticas, que põem em perigo a região, e a dinâmica da região, a estratégia da Índia como fornecedor de segurança líquida não deve consistir em conter a China, mas sim em equilibrá-la. Isto pode ser conseguido renovando as parcerias existentes, reconstruindo novas e acomodando as necessidades do IOR para torná-lo seguro.

Lakshmy Ramakrishnan obteve recentemente seu mestrado em Relações Internacionais pelo King’s College London. Além de seu mestrado, Lakshmy possui bacharelado e mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade de Adelaide, na Austrália, e pela Universidade Manipal, na Índia. As opiniões e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor.

Fonte:
Texto –
TGP – The Geopolitics.
Imagem – Indian Navy, via Wikimedia Commons.