A Revista Brazilian Journal of Latin American Studies (BJLAS) lança novo número

Publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São PAULO – PROLAM/USP, a BJLAS lança seu Vol. 22, N. 47 (JUL. -DEC. 2023). Abaixo você poderá realizar o download da edição digital de forma gratuita.

A Brazilian Journal of Latin American Studies (BJLAS) é uma revista especializada em difundir estudos sobre a América Latina. Criada em 2002 pelo Programa de Pós-graduação Integração da América Latina (PROLAM/USP), na fase inicial a BJLAS teve o objetivo de favorecer o ambiente de integração regional com publicações neste âmbito do conhecimento. Com o passar dos anos, o periódico ampliou seu universo disciplinar e hoje divulga produções científicas de nível de pós-graduação nos diversos campos das humanidades, das artes e das ciências sociais.

Para garantir o foco das publicações da Revista, os editores da BJLAS têm priorizado temáticas de impacto regional para a América Latina e trabalhos com metodologias comparativas sobre dois ou mais países deste continente. O propósito é que as publicações contribuam de modo significativo para o avanço dos conhecimentos sobre a América Latina e para a divulgação do que se produz nos diversos centros de pesquisa sobre a região, articulando assim a pluralidade de perspectivas teóricas, de linhas de pesquisa e de possibilidade de interpretação.

Tais são as motivações da linha editorial da BJLAS que incentiva seus autores a realizar análises sobre tópicos transversais em questões sociais, políticas, culturais, econômicas, jurídicas, históricas e artísticas com abordagens transdisciplinares. Por fim, a BJLAS estimula seus autores a publicar não apenas Artigos, mas também Resenhas Críticas sobre livros recentes ou de grandes obras de pensadores clássicos da América Latina, assim como Críticas de Arte e Ensaios de interpretação da realidade regional.

A revista se propõe a apresentar manuscritos de autores interessados em dialogar com todos os campos das humanidades e ciências sociais e tem como conceito organizador abranger temáticas de impacto regional para a América Latina ou trabalhos comparativos sobre dois países ou mais deste continente. Espera-se que os manuscritos contribuam de modo significativo ao avanço do conhecimento científico em temáticas com foco na América Latina. As análises devem preferir perspectivas interdisciplinares e sobre tópicos transversais que abranjam questões sociais, políticas, econômicas, jurídicas, históricas, culturais, artísticas, de comunicação social e, por este motivo, os manuscritos apresentados deverão ser elaborados por pesquisadores com nível de pós-graduação. Exceções serão analisadas pela Comitê Editorial.

Editoras
Editors