Menu fechado

As Regiões Africanas

O continente africano é formado por 54 países, distribuídos em cinco regiões (África Setentrional, África Meridional, África Central, África Ocidental e África Oriental).

Os povos que habitam esses países hoje ultrapassam a marca de um bilhão de habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 30 milhões de km².

Regiões da África

O continente africano divide-se em cinco regiões, as quais agrupam países com características semelhantes. Veja quais são elas:

África Meridional: conhecida também por África Austral, é a região localizada na parte sul do continente africano. Integram essa região a África do Sul, Zimbábue e Botsuana. Geograficamente, essa região encontra-se entre o Oceano Índico, a leste, e o Oceano Atlântico, a oeste. Destaca-se economicamente com a agricultura e extrativismo mineral.

África Central: como o próprio nome sugere, encontra-se na porção central do continente africano. Nela se encontram os territórios de países como Chade, Gabão, República do Congo, Angola, Camarões e República Democrática do Congo. Essa é uma região que se difere das outras quanto às semelhanças, visto que esse agrupamento não leva em conta similaridades históricas, políticas ou econômicas. Basicamente, apenas agrupa os países que estão no centro do continente.

África Ocidental: localiza-se na parte oeste, entre o deserto do Saara e o Golfo da Guiné. Abrange os territórios de países como Níger, Senegal, Mauritânia, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Togo, entre outros. Parte desses países faz parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

África Oriental: localiza-se na parte leste da África, entre a bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. São exemplos de países que fazem parte dessa região Quênia, Somália, Zimbábue, Moçambique, Eritreia etc. A África Oriental é considerada uma das regiões com os piores índices de desenvolvimento humano e, consequentemente, possui diversos problemas de ordem social.

Fonte:
Texto e imagem –
Geografias Memoráveis; Mundo Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *