Menu fechado

Aula Magna discute o sistema conceitual presente na obra do Professor Milton Santos

O professor Milton Santos tem uma inegável e vasta contribuição para a ciência geográfica brasileira e mundial.

Seus conceitos como “espaço”, “território”, “paisagem”, “globalização”, “região”, “cidade”, “cidadania” e “técnica” são alguns dos mais de uma centena que abrangem uma vasta rede conceitual que compõe todo o conjunto de sua obra.

Os conceitos desenvolvidos pelo professor Milton Santos, dentre eles podemos destacar a noção de “cidadania”, nos possibilita o exercício da reflexão em grupos quanto à formação básica e complementar acadêmica e cidadã.

Nesse sentido, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Instituto de Geociências (IG-Unicamp) e o Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Extensão do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (AGB-Campinas) realizarão uma Aula Magna intitulada “O Universo Conceitual de Milton Santos”, ministrada pelo Professor Doutor Pedro de Almeida Vasconcelos.

Em suas pesquisas o professor Pedro Vasconcelos realizou o mapeamento do sistema conceitual na obra de Milton Santos e com isso lançou um livro que discute tais conceitos. De acordo com o professor Vasconcelos, o livro “não é um simples balanço da vida e da produção de Milton Santos, já que esta contabiliza mais de 40 livros e 300 artigos”, mas debruça-se sobre o “conjunto teórico articulado de ‘conceitos centrais’, mediante o exame de cerca de 30 livros publicados por Milton Santos”. O professor Pedro Vasconcelos, encontrou “um total de 128 noções, conceitos e categorias no sistema conceitual, que dão sustentação à disciplina acadêmica da geografia”.

A aula magna será realizada no dia 29 de maio, e está no calendário de comemorações que ocorrem no Dia do(a) Geógrafo(a), profissional que atua em campos humanos e físicos do espaço, quer seja na área de pesquisa ou ensino, no auditório que leva o nome do intelectual ao qual será dedicada esta aula, Auditório Milton Santos, localizado no Instituto de Geociências da Unicamp.

O professor Pedro Vasconcelos é graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado em Urbanisme et Aménagement du Territoire – Université Catholique de Louvain (1973), Ph.D em Geografia – Université d ́Ottawa (1985) e pós-doutoramento na Université de Paris IV – Sorbonne (1994-1995).
Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia, concursado (1986). Atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia.

Evento:
Aula Magna “O Universo Conceitual de Milton Santos”

Data:
29 maio de 2023 (segunda-feira)

Horário:

Local do evento:
Auditório Milton Santos, IG/Unicamp

Público-alvo:
Todos(as) os(as) interessados(as)

As inscrições são gratuitas!

Serão fornecidos certificados.

1. Peterson G. de Carvalho

Olá.

Gostaria de saber quando o certificado de participação será enviado, pois preciso dele para uma disciplina que estou cursando.

Grato.