Aula Magna: “Para que Filosofia?”

No dia 31 de agosto, quinta-feira às 20 horas, o Instituto Conhecimento Liberta realizará uma Aula Magna com uma das filósofas e intelectuais mais importantes do nosso país: Marilena Chaui.

O tema deste encontro será: “Para que Filosofia?”.

Marilena Chaui é autora de mais de 30 livros, professora emérita da USP e recebeu o título de Doutora Honoris Causa de 5 universidades, incluindo a Universidade de Paris.

Participe desta Aula Magna com uma das mentes mais brilhantes do nosso país.

A aula tentará responder algumas questões como:

Qual é a real utilidade da Filosofia?
Em nossa cultura e sociedade, é comum considerarmos que algo só tem o direito de existir se possuir utilidade prática e imediata. Mas qual seria a utilidade da Filosofia? A grande filósofa Marilena Chaui responde.

Também abordará quais as bases do pensamento filosófico.
O que caracteriza o pensamento filosófico? Como ele se diferencia de outras abordagens? Através de uma viagem pela história da Filosofia, vamos descobrir essas e outras respostas fundamentais.

Também discorrerá sobre a influência da Filosofia grega nas américas.
A filosofia grega está mais presente do que parece em nossa cultura. Entenda a influência de grandes pensadores da Grécia Antiga na forma como enxergamos o mundo e lidamos com o nosso dia a dia.

Fonte: texto e imagem Instituto Conhecimento Liberta.

1. Samuel de Sousa Oliveira

Boa tarde, penso que a Filosofia seja a mãe de toda a ciência e da existência humana,.porém, fico triste em saber que ela não tem relevância por ser a protagonista principal que retira as escamas da cegueira das pessoas.O sistema do poder a tem como inimiga por existir e porque ela abre a mente do cidadão para o conhecimento e forma o pensamento crítico, por isso que os poderosos a odeiam, e tentam eliminá-la tanto na área educacional quanto na sociedade, por isso que acho se o nosso governo não a perseguidas tanto e se investissem mais na área educacional, seríamos uma nação menos alienada e mais racional da nossa realidade.

2. Franklin Delano Gaiofato

Entrei há pouco no grupo WhatsApp.
    Gosto muito de filosofia e através de leituras que tenho realizado sinto-me mais esclarecido para entender o comportamento humano nas relações sociais. Interessante isso. Atualmente estou lendo Nietzsche “Humano, demasiado humano” pela terceira vez, interessante que sempre tem mensagem nova que não havia percebido nas leituras anteriores.

3. Luiz Braz da Silva

Todo mundo deveria ouvir os filósofos, todos ganhariam muito com isso, depois vou postar meus comentários, agora quero apenas entrar no grupo e agradecer ao Franklin pela dica do livro

4. carlos

Eu penso que a religião, tal e qual a filosofia, são os alicerces de qualquer, ou melhor são quem sustentam a humanidade, as pilastras básica da humanidade, são religião, filosofia e educação.

5. Franicsco

A filosofia sempre disse como o mundo DEVERIA ser!
    Pelos resultados, a filosofia vai por um lado e o mundo vai por outro.
    Prefiro a sociologia que me diz como o mundo REALMENTE é!

6. Walda Viana Brígido de Moura

Muito me interessa ouvir de Marilena Chaui, qual seria a utilidade da Filosofia nos dias de hoje?. Pois, sua resposta – expressa por uma pessoa que sempre nos transmite conhecimentos – refletirá sua vivência e experiência em toda a sua trajetória.