Falecido na manhã de 13 de julho de 2022, o grande e querido professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro trabalhou e desenvolveu em seus mais de 70 anos de carreira inúmeras lutas em defesa da Humanidade.
Neste sentido, e como forma de singela homenagem ao nosso grande mestre, que a Revista Geosul abriu a chamada para homenagear o Professor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro. O objetivo geral foi de produzir um DOSSIÊ que refletisse os ensinamentos sobre Climatologia Geográfica, Fisiologia da Paisagem, Geossistemas e suas reflexões sobre a unidade da Geografia. O dossiê foi composto de duas partes. Uma primeira caracterizada de depoimentos e uma segunda parte denominada por artigos (conforme normas previstas na revista).
Seguindo uma sugestão do professor Armen Mamigonian, entrevistamos o professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro em seu apartamento no edifício Porto Rotondo, no Cambuí—bairro central da cidade de Campinas—, na noite de 10 de setembro de 2019. Acreditamos que foi o último depoimento que ele concedeu. Apenas seis meses mais tarde, em março de 2020, a pandemia de Covid-19 impôs um longo período de isolamento social que coincidiu com seus últimos anos de vida. Ele faleceu em 13 de julho de 2022, deixando uma contribuição inestimável para a Geografia e outras Ciências Humanas e da Natureza e para as Artes.