Comemoração do dia do geógrafo com o Prof. Dr. Pedro Almeida de Vasconcelos – “Aula Magna: O universo conceitual de Milton Santos.”

Por: Andreia Mendonça Zambanini da Silva, Gabriela Rodrigues da Silva, Ingrid Maria Lacerda Bacelar, Paulo Roberto da Silva Rufino

Em comemoração ao dia do geógrafo, celebrado no dia 29-05-2023, foi realizada uma aula magna, no auditório Milton Santos, através da qual tivemos a honra de receber o Professor Dr. Pedro de Almeida Vasconcelos que aceitou o convite para ministrá-la. A organização desta aula magna é da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Instituto de Geociências (IG-Unicamp) e do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG) por meio do Edital Acolhe 2023, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Extensão do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (AGB-Campinas).

Na cerimônia de abertura contamos com a presença das ilustres autoridades e convidados: o Diretor do Instituto de Geociências – Prof. Dr. Marcio Antonio Cataia, a Vice-Chefe do Departamento de Geografia – Profa. Dra. Tania Seneme do Canto, a Coordenadora de Graduação da Geografia –  Profa. Dra. Regina Celia de Oliveira e o graduando – Sr. Paulo Roberto da Silva Rufino.

O professor Pedro iniciou com um panorama da vida de Milton Santos, a fim de criar uma escala temporal na mente dos participantes para a partir desse entendimento poder compreender o universo conceitual de Santos, pois de acordo com Vasconcelos (2012), “ […] para proceder uma análise do espaço, “o geógrafo deve sempre recorrer à História, e incorporar ao seu raciocínio tanto o tempo como a duração”, lembrando que há escalas de tempo diferentes.[…]” (VASCONCELOS, 2012). Dessa maneira, livro a livro, foi construindo o pensamento do intelectual, através de conceitos criados/trazidos por ele.

Em suas pesquisas o professor Pedro Vasconcelos realizou o mapeamento do sistema conceitual na obra de Milton Santos e com isso lançou um livro que discute tais conceitos. De acordo com o professor Vasconcelos, o livro “não é um simples balanço da vida e da produção de Milton Santos, já que esta contabiliza mais de 40 livros e 300 artigos”, mas debruça-se sobre o “conjunto teórico articulado de ‘conceitos centrais’, mediante o exame de cerca de 30 livros publicados por Milton Santos”. O professor Pedro Vasconcelos, encontrou “um total de 128 noções, conceitos e categorias no sistema conceitual, que dão sustentação à disciplina acadêmica da geografia”.

Na segunda etapa foi aberta à perguntas a fim de gerar uma interação entre os estudantes e o professor, que gentilmente atendeu as perguntas e expandiu as discussões e as próprias reflexões ao discorrer sobre cada questionamento.

O evento teve forte adesão do público, com o auditório repleto de entusiastas da Geografia, a atividade contou com 189 inscrições e aproximadamente 180 participantes, estando entre eles, estudantes de graduação e pós graduação em Geografia, em outros cursos e professores da educação básica e ensino superior (Figura 1).

Figura 1: Categorias de inscrição na aula magna.

A importância de tal atividade, marca um relevante posicionamento em defesa da Geografia, que em 1979 teve tal ocupação regulamentada e reconhecida no Brasil, desde então é comemorado anualmente, no dia 29 de maio, o dia do geógrafo. A data celebra pessoas que dedicam suas vidas a lecionar, pesquisar e compreender a ciência geográfica.

Entendendo a Geografia como uma ciência social, consideramos o espaço geográfico como um contexto complexo (SANTOS, 2006). Assim sendo, os conceitos desenvolvidos pelo professor Milton Santos, dentre eles podemos destacar a noção de “cidadania”, nos possibilita o exercício da reflexão em grupos quanto à formação básica e complementar acadêmica e cidadã (SANTOS, 2007).

Acreditamos que o evento foi enriquecedor e contribuirá com um pensamento crítico sobre a geografia que cada aluno irá construir durante os seus estudos.

Enfim, compartilhamos de um momento de integração com toda a comunidade do Instituto de Geociências. Nosso agradecimento a toda estrutura da Unicamp e Instituto de Geociências que através de seus departamentos nos apoiaram, em especial ao Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte que gentilmente nos ajudou em todas as intermediações.

Pedro Vasconcelos ministra aula magna no IG

Imagens: Comissão organizadora e Érico Pimenta

Publicado originalmente no site do IG .