Estão abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental – CIGEPPAM. Essa primeira edição do evento propõe um tema abrangente intitulado “Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental: perspectivas globais para o empoderamento social e a gestão local”, buscando uma ampla interação entre concepções teórico-metodológicas, bem como a sua aplicabilidade na gestão socioambiental sob diferentes escalas.

O CIGEPPAM é um evento científico de abrangência internacional que busca promover uma maior integração entre pesquisadores, professores e estudantes que trabalham com as Ciências das Paisagens e suas aplicabilidades para o Planejamento Territorial e a Gestão Ambiental. Com escopo inter e transdisciplinar, busca promover o Desenvolvimento Sustentável por meio da organização dos territórios em consonância com suas potencialidades paisagísticas, fragilidades ambientais e as dinâmicas socioeconômicas inseridas nos mais diversos ambientes.

A Geoecologia das Paisagens desponta no contexto científico atual como uma área ampla do conhecimento, onde se integram disciplinas de formação humana com as de conhecimento das bases físico-biológicas. Assume ainda uma postura de ciência comprometida com a organização do espaço com o intuito de contribuir para uma sociedade mais sustentável em um meio conservado e capaz de suportar ecologicamente as ações de exploração das paisagens naturais e culturais de forma adequada.

Em sua programação, o CIGEPPAM oferece 11 (onze) palestras, 6 (seis) mesas-temáticas, 8 (oito) minicursos, a publicação de e-book com os artigos científicos aprovados no evento, priorizando as interações entre os participantes e a apreensão de conhecimentos diversificados, reunindo para isso um quadro de 42 (quarenta e dois) palestrantes e ministrantes de 24 (vinte e quatro) instituições parceiras, comprometidos com a qualidade dos debates e a excelência na execução das exposições.

O CIGEPPAM vem assim, agregar diferentes experiências de estudos de planejamento e gestão ambiental sob bases da Geoecologia das Paisagens promovidas em diferentes instituições nacionais e internacionais. Esperando que esse seja um primeiro passo no caminho de uma real integração de pesquisas e resultados no caminho de uma sociedade mais sustentável e consciente das potencialidades e limitações que a Natureza e seus recursos podem oferecer e que temos que compreender, para que haja uma melhor gestão ambiental.

Artigos científicos, pôsteres e publicações

Pesquisadores, professores e discentes do ensino médio, da graduação e pós-graduação, bem como profissionais atuantes nas áreas da educação, pesquisa, extensão e ciências aplicadas, de instituições nacionais e internacionais, são convidados a comunicarem suas pesquisas no CIGEPPAM na forma de artigos científicos, com a exposição online dos trabalhos em formato pôster.

Os artigos aprovados serão publicados como capítulos de e-book (cada livro com registros de ISBN e DOI) e veiculados no site do evento em até 120 dias após o encerramento do mesmo.

Eixos temáticos

Eixo I – Geoecologia das Paisagens

1 – Preceitos teóricos e metodológicos no estudo das paisagens, com base nas aplicabilidades da Ecologia
e Geoecologia das Paisagens.
2 – Unidades geoecológicas, avaliação dos seus estados ambientais e as métricas da paisagem.
3 – Geoecologia das Paisagens e o uso das Geotecnologias na Cartografia Temática e Geovisualização.

Eixo II – Planejamento Ambiental dos Recursos Naturais e Energéticos

1 – Paisagem, Planejamento, Gestão, Educação Ambiental e Etnoconhecimento.
2 – Energias não Convencionais e suas implicações socioambientais.
3 – Água, energia e saneamento ambiental na gestão urbana.

Eixo III – Geoecologia das Paisagens Aplicada ao Planejamento Ambiental

1 – Estudos Integrados e Gestão de Bacias Hidrográficas e Unidades de Conservação.
2 – O meio rural como objeto de análise e planejamento na ótica da Geoecologia das Paisagens.
3 – Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.

ACESSE A SEGUNDA CIRCULAR DO EVENTO AQUI!

Valores e categorias das inscrições: