A teoria crítica urbana compreende o período contemporâneo como um processo de “urbanização planetária”, ainda organizado de forma hegemônica pela dinâmica da alienação do espaço urbano como fator produtivo e de extração de rendas de monopólio, mas agora regulado pela dinâmica própria do pós-fordismo e o neoliberalismo, apresentado de forma desigual e combinada nas diferentes formações sociais pelo mundo, implicando também em efeitos diversificados.
Este ciclo de palestras pretende debater as especificidades dos processos de “urbanização planetária” no chamado Sul Global, com o propósito de compreender como o conflito entre diferentes formações sociais e o neoliberalismo contemporâneo está produzindo novas paisagens exigentes de outras interpretações, apontando para novas estratégias de luta política nas cidades.
Para atender a esse propósito, convidamos pessoas pesquisadoras no campo da geografia urbana do Sul Global, que apresentarão resultados iniciais de suas pesquisas na China (Dia 8), Brasil (Dia 9) e Vietnã (Dia 10).
Realização: Dante C. Pezzin (Doutorando em Geografia Humana – FFLCH/USP) – Grupo de Pesquisa “Comum Urbano na América Latina” (CUAL).
Início do evento
08/11/2023 – 10:00
Final do evento
10/11/2023 – 12:00
E-mail
dantepezzin@usp.br
Página do evento
Youtube
Docente responsável pelo evento
Amália Inês Geraiges Lemos (Orientadora)
Anexos
Programação
Fonte
Texto e imagem – Evento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana – FFLCH/USP.