O processo de gentrificação, de maneira geral, é entendido com um deslocamento forçado de grupos e/ou populações de locais em que suas características demográficas, imobiliárias e comerciais revelam a uma transição a favor de grupos populacionais mais ricos e mais brancos, capazes de pagar por propriedades mais caras, novas ou reformadas ocorrendo, por conta disso, uma alteração socioespacial, com novas práticas espaciais, culturais e de consumo. A gentrificação verde, por sua vez, mobiliza uma discussão sobre um processo de concentração de privilégios ambientais..
Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, a Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas – AGB-Campinas, o Grupo de Pesquisa Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural – Geopatri e o Laboratório de Epistemologia e História da Geografia – LEHG, convidam o Professor Doutor Wendel Henrique Baumgartner (Prof. Titular da UFBA), para ministrar a palestra: “Áreas verdes para quem? Uma conversa sobre Gentrificação Verde”.
Evento
Palestra “Áreas verdes para quem? Uma conversa sobre Gentrificação Verde” com Wendel Baumgartner,
Dia do evento
10 dezembro de 2024 (terça-feira)
Horário
10h
Local do evento
Sala IG220, IG/Unicamp
Público-alvo
Todos @s interessad@s
O Prof. Wendel Henrique Baumgartner é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (2006-2018) e e cursos de graduação da mesma universidade. Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado em Geografia e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realiza pesquisas sobre as relações cidades-natureza e os desafios à produção do espaço urbano nas cidades latino-americanas, com destaque ao tema dos espaços verdes e a justiça espacial/territorial. Foi Avaliador de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Instituições de Ensino Superior do SINAES/INEP/MEC. É membro da Rede Cidades Médias e Pequenas da Bahia – RCMP. Realizou estágio pós doutoral na área de Geografia Urbana na Universidade de Passau – Alemanha, (2010/2011, bolsa da CAPES) e na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (2023). Foi coordenador de área do PIBID/Geografia da UFBA entre agosto de 2012 e dezembro de 2016. Excerce as funções de coordenador dos cursos de graduação em Geografia da UFBA no biênio 12/2023-12/2025.
Contatos:
– OrcID
– Research Gate
– Google Scholar
As inscrições são gratuitas!
Serão fornecidos certificados.