Menu fechado

Geomorfologia Fluvial e Hidrografia

Englobando o estudo dos rios e das bacias hidrográficas, a Geomorfologia Fluvial coloca-se, na atualidade, entre os setores mais dinâmicos no campo da geomorfologia, procurando compreender a dinâmica do modelado terrestre.

A Geomorfologia Fluvial é o campo da Geomorfologia que se dedica a estabelecer relações entre os processos de erosão e deposição resultantes do escoamento da água em canais fluviais e as formas de relevo dele derivadas (FLORENZIANO, 2008).

A esse escoamento dá-se o nome de vazão, cujo volume depende do regime hidrológico da bacia hidrográfica onde os canais estão inseridos. Engloba o estudo dos cursos de água, que se detém nos processos fluviais e nas formas resultantes do escoamento das águas, e o das bacias hidrográficas, que considera as suas principais características que condicionam o regime hidrológico.

Essas características ligam-se aos aspectos geológicos, às formas de relevo, aos processos geomorfológicos, aos condicionantes hidrológicos e climáticos, a biota e à ocupação do solo (CUNHA, 1998). Representa um setor de destaque na ciência geomorfológica e a partir da década de 70 os seus estudos foram intensificados, com ênfase nos processos observados no canal fluvial, envolvendo outras áreas do conhecimento como a Hidrologia, a Pedologia e a Ecologia.

Na imagem destacada temos resumida uma “Bacia de drenagem e o divisor de águas”.
Uma bacia de drenagem é a área drenada por um riacho e seus afluentes. A topografia que cria limites entre bacias é chamada de divisor de águas (ou interflúvio). Ao longo dos interflúvios, a água fluirá para um lado ou outro de uma cordilheira.


Referências bibliográficas:

CUNHA, S. B. Geomorfologia Fluvial. In: Guerra, A.J.T.; CUNHA, S.B. (orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

FLORENZANO, Teresa Gallotti. Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

FONTES, Aracy Losano. Geomorfologia fluvial e hidrografia. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010.

PEREIRA, C. R. P. & CUNHA, S. B. 5. Geomorfologia fluvial e gestão de risco de inundações. In book: Revisões de Literatura da Geomorfologia Brasileira, 2021. p. 109-127.


Fonte:
Texto e imagem –
Geomorphology Rules.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *