Livro busca demonstrar como a Ciência Geográfica pode contribuir na interpretação do fenômeno político

O livro “Geografia política: base conceitual e diversidade temática” visa preencher uma lacuna na Geografia Política brasileira na medida em que busca analisar o espaço geográfico como produto e condicionante do poder político, enfatizando sua dimensão espacial, compreendendo a política como práticas sociais discursivas e a materialidade dada pela singularidade dos territórios.

Assim, concebe-se que temas como nacionalismo, identidade, ideologia política, instituições, eleições, e tantas outras temáticas inerentes à política não são simplesmente valores abstratos, ao contrário, constroem-se por e a partir do espaço geográfico.

Dividido em três seções:

1. Traz na primeira as bases conceituais desse campo de estudo;
  2. Na segunda seção aparecem os temas da renovação disciplinar como as políticas públicas, as eleições, a gestão de recursos hídricos, a justiça espacial e a cidadania;
  3. E a terceira parte, enfim, foi dedicada àquilo que denominamos Hot Spot, ou seja, trata-se dos problemas, conflitos e tensões que marcam determinadas regiões da Terra como a Ásia, a África, a Antártica, a Europa e o Brexit e a América Latina.

Além da Geografia, este livro certamente interessará aos estudiosos das áreas de Relações Internacionais, História, Direito, Sociologia e Jornalismo.

O livro está publicado na Estante Digital: coleção de ebooks gratuitos e é uma iniciativa da Biblioteca Central (BCE/UnB) com acesso e download gratuitos através do link:

Sobre os autores:

Daniel A. de Azevedo é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Trabalha com a relação espaço político e democracia, e especial interesse em Geografia Eleitoral. Graduado, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou estágio em doutoramento em Washington D.C. (American University – Centro de Estudos sobre América Latina) e na Cidade do México (UNAM – Departamento de Geografia). Concluiu pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México. É fundador e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Democracia (Gepedem) e editor da Revista Espaço e Geografia (UnB).

Ricardo Nogueira é Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas; possui mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Brasilia – UNB (2023) Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas, – Revista da Pós Graduação em Geografia da FURG; Boletim Gaúcho de Geografia; e Revista Uáquiri (UFAC) . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Regionalização, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, fronteira, redes geograficas, Amazônia e meio ambiente.

Fonte:
Texto e imagens –
Estante Digital: coleção de ebooks gratuitos.