Livro busca discutir como ocorreu a construção epistemológica da Geografia Moderna a partir do papel da geografia na filosofia crítica kantiana

O livro “Kant e Geografia: Ampliando o Diálogo”, de autoria de Alexandre Domingues Ribas e Antonio Carlos Vitte busca ampliar e contribuir para a discussão em torno da construção epistemológica da Geografia Moderna e/ou da Geografia Científica.

Nesses termos, a obra oferece aos leitores e às leitoras, uma reflexão acerca do papel da geografia na filosofia crítica kantiana. Para tal, o livro se propõe a examinar os seguintes fatores:

a) os escritos sobre tópicos da geografia física de Kant publicados antes de 1802;
b) a ambiência intelectual da geografia ensinada pelo Magister;
c) a Physische Geographie (editada por Friedrich Theodor Rink, em 1802), sua estrutura, suas definições basilares e seus conteúdos;
d) a filosofia do organismo, a geografia e o repensar da relação entre razão e natureza no decurso de edificação do sistema crítico.

Assim sendo, todos e a todas são convidados e convidadas a uma aventura intelectual que se embrenha pelos caminhos tortuosos de umas das temáticas mais intricadas e negligenciadas da história do pensamento geográfico.

Sobre os autores:

Alexandre Domingues Ribas possui doutorado em Geografia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e é, desde 2001, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de História e Epistemologia da Geografia, com especialidade na reflexão em torno do enlace epistemológico entre a filosofia kantiana e a estruturação da Geografia. Também dedica-se ao estudo da Ciência Moderna e seu vínculo com as temáticas reconhecidamente geográficas.

Antonio Carlos Vitte possui doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Livre-Docência (2021). Atualmente é Adjunto I da Universidade Estadual de Campinas. Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, ambos do Instituto de Geociências, Unicamp. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História e Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, historia e epistemologia da geografia, história e epistemologia da geografia física, sociologia da ciência e filosofia kantiana, historia e epistemologia da geomorfologia. No ano de 2004 recebeu Menção Honrosa no PIBIC/Unicamp, em 2007 recebeu Menção Honrosa concedido pela Anpege por dissertação orientada. Em 2013 recebeu o Prêmio CAPES -Tese de Doutorado na área de Geografia, em 2014 recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Mérito Acadêmico concedido pela Reitoria da Unicamp.

Sobre o livro:

Versão Impressa: