Livro discute o ensino das temáticas físico-naturais na Geografia

O livro “A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro” visa destaca natureza como um elemento basilar da nossa existência, das nossas vivências, das nossas experiências nos mais diversos níveis. Quando somos geógrafos e geógrafas, a natureza faz parte também da nossa vida profissional.

Há os que digam que fazer geografia é estudar a relação sociedade x natureza. Alguns têm leituras mais detalhadas da sociedade, e a natureza não faz parte das linhas de raciocínio, mas ainda assim, como parte das vivências e inter-relações, ela está sempre presente.

Sendo a natureza um elemento onipresente da vida dos cidadãos e das cidadãs, mister se faz ensiná-la!

O ensino da natureza nada mais é do que o uso de técnicas que procuram desvendar seus mistérios, seus ritmos, suas músicas e cadências. Como é maravilhoso ensinar e aprender natureza!

A leitura do livro representou para nós um crescimento pessoal ímpar e temos a certeza de que assim será para os que entrarem em contato com tal singular produção. Nós só temos a parabenizar autores, autoras e organizadores pela excelência, e desejar discussões frutíferas e engrandecedoras a partir da divulgação do material.

Sobre os autores:

José Falcão Sobrinho é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA e professor permanente do Doutorado do PRODEMA – Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. Pesquisador de produtividade nível 2 do CNPq. Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP -2006) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU – 2001) é Líder da Semiarid Research and Extension Network. Membro da Rede de Pesquisadores Norte e Nordeste de Geografia/RENNEGEO e da Rede Nós Propomos. Coordenador de projetos apoiados pelo PRODETAB, CNPq, CAPES, FUNCAP. Participa de convênios com as Universidades de Lisboa e Évora. Na pesquisa, atua principalmente no ambiente semiárido, enfatizando o mapeamento do relevo e os processos erosivos. Pesquisa sobre as tecnologias de convivência com o ambiente semiárido. No ensino, enfatiza as bases teóricas da Geografia Física e as abordagens físico-naturais no ensino da Geografia. Nas atividades de extensão desenvolve ações nas escolas públicas, coordenada projetos de Feiras de Ciências e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Desenvolve projetos voltados a tecnologias sociais em comunidades. É membro da comissão editorial da Revista William Morris Davis – Revista de Geomorfologia; International Journal Semiarid e editor chefe da Série Geografia do Semiárido.

Carla Juscélia de Oliveira Souza é Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009), mestre em Geografia (1995 -UFMG) e graduada em Geografia – Licenciatura (1990 – UFMG) e Bacharelado (1988 – UFMG). Professora Associada I do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSJ. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER) e membro da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Cartografia para Escolares(GECE). Coordena o Projeto de Pesquisa “Educação para o risco: conhecimento e contribuição de professores de geografia para o tema risco ambiental em escolas públicas de Minas Gerais”(CNPq) e Coordenadora do PIBID- Geografia. Temm experiência na área do Ensino de Geografia e Ensino de Geomorfologia. Ministra conteúdos referentes à Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Didática, Cartografia Escolar. Trabalhou como professora do Ensino Fundamental II na Rede Municipal de Belo Horizonte; foi autora de livros e material didático para o ensino Fundamental e Médio. Trabalhou como consultora na área de Educação junto à Secretária Estadual de Educação de MG (1996-1999) e na área ambiental (Nicho Engenheiros Consultores). Participou em equipe multidisciplinar para Estudos de Impactos Ambientais e para elaboração de relatório de impacto meio ambiente (EIA/Rima).

Jurandyr Luciano Sanches Ross é geógrafo formado pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987). Professor titular da Universidade de São Paulo, foi chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planejamento ambiental territorial.Foi consultor do MMA para projetos de ZEE no período 1992/2002.Atuou como consultor ou orientação tecnica científica em diversos projetos de Zoneamento Ecológico-econômico, Planos Diretores Municipais e Planos de Manejo de Unidades de Conservação Federais e Estaduais.

Fonte:
Texto –
Everand.
Imagem – Biblioteca do PPGG – UFRJ.