Menu fechado

Livro se propõe a discutir, por meio de uma coletânea de pesquisas, a grandiosidade e complexidade da Amazônia

Epígrafe
Há várias amazônias na Amazônia, muitas delas contraditórias entre si.
Há que se optar por aquelas que tornem possível uma vida melhor, não só para os seus habitantes, mas também para o planeta.

Carlos Walter Porto Gonçalves, Amazônia, Amazônias (2001).

O E-book “A GEOGRAFIA AMAZÔNICA EM MÚLTIPLAS ESCALAS Volume 3” é resultado das pesquisas de mestrado e doutorado realizadas pelos discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O E-Book em PDF pode ser acessado por meio do site no link abaixo.

A Amazônia, pela grandiosidade territorial e pela complexidade dos elementos que a compõe, associado ao pouco incentivo à pesquisa científica, ainda continua sendo um grande desafio para as ciências e outros tipos de conhecimentos. A situação se torna mais preocupante quando se observa que a velocidade da destruição dos sistemas naturais e os impactos para os povos originários são muito mais rápidos do que os avanços dos conhecimentos científicos. Com isso sabe-se que muitas espécies da flora e fauna estão sendo dizimadas antes mesmos de serem conhecidas pela ciência. O mesmo pode-se dizer em relação aos povos originários em que muitas das nações foram extintas sem ou com poucas informações dos mesmos.

O terceiro volume dessa coletânea é composto por 12 capítulos, resultado das pesquisas dos mestrandos e doutorandos e seus respectivos orientadores das duas linhas de pesquisa do Programa: Amazônia Território e ambiente e Domínio da natureza na Amazônia. São capítulos, como já contido no título, de visões multidimensionais e interdisciplinares como pensa Edgar Morin sobre a Geografia em A Cabeça bem feita (2003, p. 28 e 29). A organização deste volume coube aos professores doutores Natacha Cíntia Regina Aleixo, Raphael Fernando Diniz e Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira.

É, portanto, mais uma valiosa contribuição do Programa que disponibiliza, para a sociedade em geral e para as instituições públicas e privadas que trabalham com planejamento, ensino e extensão, bem como para acadêmicos que estejam envolvidos em pesquisa científica em busca de aprofundamento em conhecimentos e possíveis soluções dos problemas presentes no Estado
e na região Amazônica. Enfim, mais uma publicação da coletânea de estudos geográficos ao qual recomendamos a consulta e leitura dos textos.


Sobre os organizadores:

Natacha Cíntia Regina Aleixo é docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG/UFAM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FAPEAM (Edital 013/2022). Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Ourinhos (2008). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus Presidente Prudente (2012) com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal. É membra da Rede de Geógrafos para Saúde. Tem experiência no ensino superior nos cursos de graduação em Geografia, Biologia e Química e pós-graduação em Geografia. Atuou de 2013 a 2017 como docente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenou o curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia do CEST/UEA (2014-2016). Foi integrante do conselho consultivo da ANPEGE (2019-2021). Atuou na função de Diretora Tesoureira na Associação Brasileira de Climatologia – ABClima (Biênio 2021-2023). Reúne atividades de pesquisa nas áreas de Climatologia Geográfica, Geografia do Clima, Geografia da Saúde, Bioclimatologia Humana, Climatologia urbana, Climatologia da Amazônia, Riscos e Vulnerabilidades..

Raphael Fernando Diniz é Geógrafo. Docente (Professor Adjunto A – Nível 2) do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM. ** Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-GO – 2018-2020 – (DOCFIX-CAPES-FAPEG). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT-UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP. Estágio de Pesquisa no Exterior – Université du Maine (Le Mans Université a partir de 2017-2018), Le Mans, France, Unité Mixte de Recherche Espaces et Sociétés (ESO UMR 6590) – ESO Le Mans. Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UMFG – Campus Pampulha-Belo-Horizonte/MG. ** Membro do Grupo de Pesquisas TERRA, ÁGUA SOCIEDADE – Núcleo de Estudos em Geografia do Instituto de Geociências – IGC – da UFMG. Membro do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA) – FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Membro do Grupo de pesquisa Rede DATALUTA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente/SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado – Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro do Grupo de Pesquisas Dabukuri – Planejamento e Gestão do Território na Amazônia. ** Parecerista ad hoc desde 2014 de alguns dos principais periódicos do campo da Geografia, do Direito, da Extensão Rural e de áreas interdisciplinares. ** Membro da Equipe Editorial da Revista GEONORTE. ** Coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – 2023-2025. ** Desenvolve trabalhos acadêmicos com ênfase nas seguintes áreas: Geografia Agrária, Questão Agrária, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Sociobiodiversidade, Cultura Camponesa, Comunidades Remanescentes de Quilombos, Etnogeografia, Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER. ** Contato: diniz@ufam.edu.br.

Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado 4 do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Coordenador do Laboratório de Análise e Tratamento de Sedimentos e Solos – LATOSSOLO/DEGEO-UFAM e do Laboratório de Geodinâmica Superficial – LAGES/DEGEO-UFAM. Vice-coordenador do Laboratório de Geografia Física. Líder do Grupo de Pesquisa Geografia Física da Amazônia. Foi Chefe do Departamento de Geografia e Coordenador do Bacharelado em Geografia. Foi também editor da Revista GEONORTE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física (Geomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Pedologia e Clima Urbano), atuando principalmente nos seguintes temas: voçorocas (estudo, monitoramento e contenção), impactos ambientais (identificação e recuperação de áreas degradadas), movimentos de massa (deslizamentos, desmoronamentos, etc.), solos (descrição morfológica).

Fonte:
Texto –
Prefácio do livro por José Alberto de Carvalho.
Imagem – Laboratório de Hidrogeografia, Climatologia e Análise Ambiental da Amazônia- Hidrogeo/UFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *