Menu fechado

Mulheres são responsáveis por quase metade dos lares brasileiros, diz IBGE

A proporção de mulheres responsáveis por domicílios no Brasil aumentou significativamente em 12 anos, chegando a quase metade dos lares. A informação foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro deste ano, com dados do Censo Demográfico de 2022 sobre composição domiciliar.

O que aconteceu

  • Em 2022, 49,1% dos responsáveis por domicílios brasileiros eram mulheres. O número representa um aumento em relação a 2010, quando 38,7% dos lares tinham liderança feminina.
  • Eram mais de 36,6 milhões de lares com mulheres como responsáveis em 2022. Ao todo, o Brasil tem 72,5 milhões de unidades domésticas — como são chamados os domicílios particulares. O número representa quase a metade dos domicílios brasileiros administrados por mulheres.
  • O número de unidades domésticas no Brasil também aumentou. Em 2010, eram 57 milhões de domicílios para habitação. Em 2022, esse número saltou para 72 milhões.
  • A média de moradores por domicílio, no entanto, diminuiu para 2,8 pessoas. Em 2010, a média de moradores por domicílio era de 3,3 pessoas. De acordo com o IBGE, o número reflete a queda de fecundidade no Brasil e o envelhecimento da população. A título de comparação, em 2000, a média de moradores era de 3,7.

Composição da Unidade Doméstica
Número total de unidades domiciliares: 72.522.372

Fonte: IBGE Censo 2022.

Quase metade dos lares brasileiros liderados por mulheres

Em 10 estados, o percentual de lares com mulheres como responsáveis é superior a 50%.
Esses estados são: Pernambuco (53,9%), Sergipe (53,1%), Maranhão (53,0%), Amapá (52,9%), Ceará (52,6%), Rio de Janeiro (52,3%), Alagoas (51,7%), Paraíba (51,7%), Bahia (51,0%) e Piauí (50,4%).

Os dados publicados pelo IBGE dizem respeito ao Censo 2022: Composição domiciliar e óbitos informados.

Fonte:
Texto e imagem –
UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *