O PPGGeo da Unicamp organiza aula magna que discute a importância da de(s)colonização da região em Geografia

No âmbito do início do ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo convida a todas e todos para a Aula Magna “Região/(des)regionalização numa releitura descolonial“.

A palestra será ministrada pelo Prof. Rogério Haesbaert.
O Professor Rogério Haesbaert é Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidad de Buenos Aires e do Doutorado em Ciencias Sociales da Universidad de Tucumán (Argentina).. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFSM (Santa Maria-RS), Mestre em Geografia pela UFRJ (Rio de Janeiro), Doutor em Geografia Humana pela USP (São Paulo, com Estágio Doutoral no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra) sob supervisão de Doreen Massey. Professor Visitante em diversas universidades na França, Inglaterra, México, Colômbia, Equador e Argentina. Pesquisador nível 1A do CNPq. Experiência nas áreas de Teoria da Geografia, Geografia Política e Geografia Regional, investigando através de conceitos e temas como: território e des-territorialização, contenção territorial e multi/transterritorialidade; região, rede regional e identidade; abordagens descoloniais na Geografia, Autor, entre outros, dos livros “O Mito da Desterritorialização” (ed.em espanhol, México), “Regional-Global” (ed. em espanhol, Argentina e Colômbia), “Viver no limite” (ed. em espanhol, México) e “Território e Descolonialidade” (Argentina e Brasil). Prêmio Milton Santos do Mérito Científico pelo Encontro de Geografías da América Latina e Caribe (2023), prêmio Manuel Correia de Andrade-Geógrafo destaque pela ANPEGE. prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional. Foi representante de área de Geografia Humana no comitê assessor do CNPq, membro da Comissão de Avaliação de Pós-Graduação em Geografia da CAPES e representante da Comissão de Geografia Cultural para a América Latina da União Geográfica Internacional (UGI).

A organização desta aula magna é do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, do Instituto de Geociências – IG/Unicamp, do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia – LEHG, do Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais – LAGERE-GRI e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas – AGB-Campinas.

Evento
Aula Magna “Região/(des)regionalização numa releitura descolonial“ com Rogério Haesbaert,

Dia do evento
09 abril de 2024 (terça-feira)

Local do evento
Auditório Milton Santos, IG/Unicamp

Todos @s interessad@s

As inscrições são gratuitas!

Serão fornecidos certificados.

• lehg

Ola Prof. Ricardo, boa tarde.

A princípio não será transmitida, pois como será uma aula para o início do semestre letivo da pós-graduação em geografia, a proposta mesmo é ser presencial, mas como ela será aberta ao público geral, estamos verificando a possibilidade de filmar e disponibilizarmos no nosso canal de Youtube.
      Mas vamos ver se será possível a transmissão ao vivo, já que você nos apresentou essa demanda.

Obrigado pelo comentário.

1. Ane Elyse

boa noite!
    por favor, infelizmente não tenho como estar em caráter presencial nessa atividade, pois resido em outro estado, mas estou muito interessada com tal debate.
    farei a inscrição, torcendo desde já, que consigam atender a demanda para transmissão online 🙂
    acredito que, uma discussão como essa é urgente e extremamente necessária no âmbito da Geografia. temos muito o que aprender e essa é uma grata oportunidade.
    desejo a todos, um ótimo evento!

2. Prof. Francisco Gonçalves Filho

Caso seja também online poderemos participar daqui do Estado do Tocantins, pela Universidade Federal do Tocantins. Grato.