Menu fechado

O PPGGeo da Unicamp organiza aula magna que discute a importância da de(s)colonização da região em Geografia

No âmbito do início do ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo convida a todas e todos para a Aula Magna “Região/(des)regionalização numa releitura descolonial“.

A palestra será ministrada pelo Prof. Rogério Haesbaert.
O Professor Rogério Haesbaert é Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidad de Buenos Aires e do Doutorado em Ciencias Sociales da Universidad de Tucumán (Argentina).. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFSM (Santa Maria-RS), Mestre em Geografia pela UFRJ (Rio de Janeiro), Doutor em Geografia Humana pela USP (São Paulo, com Estágio Doutoral no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra) sob supervisão de Doreen Massey. Professor Visitante em diversas universidades na França, Inglaterra, México, Colômbia, Equador e Argentina. Pesquisador nível 1A do CNPq. Experiência nas áreas de Teoria da Geografia, Geografia Política e Geografia Regional, investigando através de conceitos e temas como: território e des-territorialização, contenção territorial e multi/transterritorialidade; região, rede regional e identidade; abordagens descoloniais na Geografia, Autor, entre outros, dos livros “O Mito da Desterritorialização” (ed.em espanhol, México), “Regional-Global” (ed. em espanhol, Argentina e Colômbia), “Viver no limite” (ed. em espanhol, México) e “Território e Descolonialidade” (Argentina e Brasil). Prêmio Milton Santos do Mérito Científico pelo Encontro de Geografías da América Latina e Caribe (2023), prêmio Manuel Correia de Andrade-Geógrafo destaque pela ANPEGE. prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional. Foi representante de área de Geografia Humana no comitê assessor do CNPq, membro da Comissão de Avaliação de Pós-Graduação em Geografia da CAPES e representante da Comissão de Geografia Cultural para a América Latina da União Geográfica Internacional (UGI).

A organização desta aula magna é do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, do Instituto de Geociências – IG/Unicamp, do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia – LEHG, do Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais – LAGERE-GRI e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas – AGB-Campinas.

Evento
Aula Magna “Região/(des)regionalização numa releitura descolonial“ com Rogério Haesbaert,

Dia do evento
09 abril de 2024 (terça-feira)

Local do evento
Auditório Milton Santos, IG/Unicamp

Todos @s interessad@s

As inscrições são gratuitas!

Serão fornecidos certificados.

• lehg

Ola Prof. Ricardo, boa tarde.

A princípio não será transmitida, pois como será uma aula para o início do semestre letivo da pós-graduação em geografia, a proposta mesmo é ser presencial, mas como ela será aberta ao público geral, estamos verificando a possibilidade de filmar e disponibilizarmos no nosso canal de Youtube.
      Mas vamos ver se será possível a transmissão ao vivo, já que você nos apresentou essa demanda.

Obrigado pelo comentário.