Professor Carlos Berriel traduz clássico do gênero utópico, apresentando as conexões existentes entre ficção científica e produções distópicas contemporâneas

O Professor Carlos Berriel, é Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo mestre e doutor em Teoria Literária pela mesma Universidade. Nos últimos anos tem se dedicado à tradução, ao estudo e à publicação, em português, das utopias italianas do Cinquecento e à história do conceito de utopia.

Publicou, recentemente uma nova tradução da obra A cidade do Sol, do filósofo Tommaso Campanella (1568-1639), pela editora WMF Martins Fontes. Em entrevista ao Jornal da Unicamp, o professor Berriel fala de sua pesquisa que durou uma década se aprofundando na obra, seu texto e contexto de escrita.

A matéria, assim como a entrevista na íntegra podem ser consultadas através do link clicando no ícone abaixo.

Texto: DEYSE FABRÍCIO | GABRIELLE DA SILVA TEIXEIRA | NATHALIA DA SILVA TEIXEIRA

Foto: DEYSE FABRÍCIO