É com entusiasmo que publicamos os Anais do VIII Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos (VIII CBG). O VIII CBG foi realizado entre 07 e 12 de julho de 2024 na Universidade de São Paulo (USP), campus Capital, no município de São Paulo/SP. Em uma semana de evento foram realizadas 22 mesas redondas, 21 minicursos, 34 oficinas, 21 Espaços de Socialização de Coletivos (ESCs), 9 trabalhos de campo, duas plenárias e — resultado deste documento — 93 salas simultâneas de Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs). Foram 3.348 inscritos no VIII CBG, somando 1.994 resumos submetidos e 1.626 trabalhos apresentados durante o evento. Nestes anais constam o quantitativo de 1.100 trabalhos completos submetidos.
Desde o início das inscrições, a comissão de Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs) organizou as diretrizes para os(as) inscritos(as) que desejassem submeter seus resumos para a apresentação durante o VIII CBG. Todos os resumos submetidos foram avaliados por uma comissão científica composta por 90 professores(as) e pesquisadores(as) das mais diversas áreas da Geografia. Após a apresentação do trabalho no VIII CBG, os(as) autores(as) foram convidados a submeter o trabalho completo seguindo as diretrizes estabelecidas pela comissão de EDP e Diretoria Executiva Nacional. Tais diretrizes foram construídas a partir de um debate pautado nas boas práticas de pesquisas e de publicação e na ciência aberta, discussões estas que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) tem encampado com dedicação nas últimas décadas através das coordenações de publicação e dos encontros científicos organizados pela entidade.
Todos os artigos que compõem estes anais foram revisados pela Diretoria Executiva Nacional (2023-2024) considerando os seguintes pontos: adequação ao template; formato do arquivo; alteração no título; inserção e/ou exclusão de autores(as)1 . Nos artigos com pendências os(as) autores(as) foram convidados a realizar as alterações, sendo que artigos não atualizados foram excluídos destes anais. Sublinhamos que não serão permitidas alterações após a publicação dos anais, nem mesmo a substituição ou retirada de artigos.
As publicações organizada pela AGB — periódicos científicos e anais de eventos científicos — estão em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association e do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Reforçamos que toda a responsabilidade acerca do conteúdo expresso nos artigos publicados nos anais do VIII CBG é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). Todos os artigos estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional, na qual os(as) autores(as) possuem o direito de compartilhar e adaptar o material publicado para qualquer fim — mesmo que comercial — desde que haja um reconhecimento da autoria do artigo e da publicação inicial nestes anais.
Desejamos a todos e todas uma ótima leitura e que sejam frutíferos os debates!
São Paulo/SP, fevereiro de 2025.
Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
(2023-2024)
Destacamos a participação com a versão final do trabalho completo nos anais do coordenador do LEHG, o Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte, a graduanda Andreia Mendonça Zambanini da Silva e o graduando Paulo Roberto da Silva Rufino.

O Trabalho do Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte, intitulado: A Filosofia Mecânico-Experimental do século XVII-XVIII e a Construção do Moderno Conhecimento Geográfico: A Contribuição de Robert Hooke para a Geografia Física tem como objetivo investigar a importância de Robert Hooke (1635-1703) na construção de uma concepção geográfica e mecanicista de natureza onde os processos foram por ele concebidos como os principais diferenciadores da natureza no espaço.
O Trabalho da graduanda Andreia Mendonça Zambanini da Silva tem como co-autores o seu orientador, o Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte e o graduando Paulo Roberto da Silva Rufino intitulado: Despossessão da natureza e segregação socioespacial. Os riscos ambientais em São Sebastião (SP) e de Manaus (AM). tem como objetivo discutir a relação entre desastres naturais, desigualdade social e acumulação por despossessão no contexto capitalista, tomando como casos de estudo os movimentos de massa da tragédia socioambiental que ocorreu no início de 2023 em São Sebastião (SP), a desigualdade acentuada em Manaus, cidade do estado do Amazonas (Brasil), a partir da perspectiva da acumulação por despossessão e raridade do espaço e do consumo da natureza tendo também como consequência um intensa degradação ambiental.

Quem quiser conferir os Anais completos do VIII CBG é só acessar clicando aqui!
Agradecemos a toda a organização do congresso, em especial a Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – gestão (2023-2024), e parabenizamos a publicação dos membros do LEHG.
Fonte:
Texto e imagem – Site oficial do CBG 2024.