XVII Colóquio Internacional de Geocrítica

O evento ocorrerá de 06 a 11 de maio de 2024 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, tendo como tema:
“A geografia ibero-americana no contexto contemporâneo: um balanço crítico”.

O XVII Colóquio Internacional de Geocrítica será um evento especial, de reencontro e reconstituição de interlocuções acadêmicas que, desde 1999, quando se realizou o I Colóquio, foram desenvolvidas no âmbito do Grupo Internacional Geocrítica, sempre sob a direção do Professor Horacio Capel da Universidade de Barcelona.

Com o nome de Geo Crítica. Os Cadernos Críticos de Geografia Humana iniciaram, em 1976, uma publicação bimestral que editou a Cátedra de Geografia Humana da Universidade de Barcelona, ​​sob a direção do professor Horacio Capel. Os objetivos desta publicação periódica, explicados desde o primeiro número, forçaram a crítica das concepções teóricas dominantes na geografia, a utilização da ciência espacial como ferramenta crítica frente à realidade social e ao desenvolvimento de “outra” geografia fruto da criação coletiva e discussão rigorosa.

Imagem de capa do site da Geocrítica.

O evento se constituirá, indiscutivelmente, em um espaço de reflexões centradas na análise da realidade, de caráter multidisciplinar e com significativa relevância para a área de Ciências Humanas e Sociais, propondo-se a:

• contribuir para a formação de graduandos, pós-graduandos e professores ibero-americanos;
  • promover a socialização de pesquisas, da iniciação científica à pós-graduação;
  • proporcionar o debate das políticas públicas em suas implicações territoriais, aproximando universidade, sociedade civil e poder público;
  • aprofundar os vínculos entre os pesquisadores brasileiros, ibéricos e latino-americanos;
  • fortalecer o Grupo Geocrítica Internacional, importante legado do Professor Horácio Capel com a colaboração de geógrafos e cientistas sociais da comunidade ibero-americana.

Fonte:
Texto e imagem –
XVII Colóquio Internacional de Geocrítica.

1. Gabriel E Videla

Buenas tardes. Quiero ser inscripto en el mailing del XVII Coloquio. Dónde está disponible la inscripción? ¡Muchas gracias! Prof. Gabriel E Videla