Glossário

Glossário do Veículo Elétrico

ARQUITETURAS VEICULARES

TERMOSIGNIFICADO
Micro hybrid Micro híbrido (Tradução nossa)Veículos que realizam a frenagem regenerativa e o recurso start-stop para eficiência energética e redução de consumo de combustível. Não são estritamente veículos elétricos híbridos, pois não há tração elétrica.
Mild hybrid Híbrido médio (Tradução nossa) Veículo que apresenta, além do sistema de propulsão à combustão, um motor elétrico e uma bateria de tração para realização das funções: frenagem regenerativa, start-stop, partida assistida e assistência elétrica do motor à combustão.
Veículo elétrico (VE)Termo genérico para BEVs, PHEVs e REX, mas frequentemente usado para se referir a veículos elétricos puros, ou seja, BEVs.
Veículo elétrico a Bateria (VEB) ou puramente elétricoVeículo com propulsão elétrica dedicada, cuja fonte energética provém da eletricidade, armazenada em uma bateria interna.
Veículo elétrico com range extender (REX)Um VEH que tem tração dedicada elétrica, mas demonstra um pequeno MCI para carregar a bateria quando sua carga aproxima-se do esgotamento. Na prática, os REX são híbridos com arquitetura em série.
Veículo elétrico de célula de combustível (VECC)VE que usa célula de combustível de hidrogênio para carregar a bateria de tração e assim alimentar seu motor elétrico. As células de combustível criam a eletricidade para alimentar o carro a partir de combustíveis, através de reações eletroquímicas.
Veículo elétrico híbrido (HEV)Veículos que apresentam em paralelo um motor elétrico, cuja energia é suprida por uma bateria e um motor à combustão convencional, abastecido por combustíveis líquidos ou gasosos (fósseis ou renováveis). Possuem uma pequena bateria de tração, carregada através de frenagem regenerativa por meio do motor à combustão.
Veículo elétrico híbrido plug-in (VEHPs)Veículo com a combinação de motor a combustão interna e motor elétrico para tração, permitindo a condução elétrica pura ou alcance estendido de uma combinação do motor a gasolina e motor elétrico. Sua bateria tanto pode ser alimentada por uma fonte interna com um motor-gerador situado a bordo do veículo, quanto por fonte externa junto à rede elétrica.
Veículo plug-inUm termo geral para qualquer veículo com tomada de corrente, incluindo VEBs e VEHPs.

TECNOLOGIAS ESPECÍFICAS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS

TERMOSIGNIFICADO
BateriaDispositivo que acumula energia e por meio de reações eletroquímicas entre seus elementos (oxidorredução) produz corrente elétrica.
Frenagem regenerativaProcesso no qual a energia cinética do veículo, que seria dissipada na forma de calor através do sistema de freio mecânico, é capturada e convertida em energia elétrica através do motor de tração, atuando como gerador, por fim sendo armazenada na bateria.
InversorCircuito eletrônico que converte corrente contínua para corrente alternada.
Motor elétricoDispositivo que transforma energia elétrica em mecânica.
Sistema de gerenciamento de bateria (BMS) Sistema eletrônico (hardware + software) que gerencia os parâmetros de funcionamento de conjuntos de baterias, como estado de carga, “saúde” da bateria, limites máximo e mínimo de energia, e temperatura, controlando o fluxo de corrente elétrica que entra e sai das baterias.
Start/stopTecnologia na qual o MCI é desligado sempre que o veículo encontra-se parado (alguns segundos após a frenagem total) e acionado imediatamente após a detecção da necessidade de tração do veículo (pedal de aceleração ou de embreagem pressionado).
Supercapacitor Armazenador de cargas elétricas que possui altos valores de capacitância, mas menores limites de tensão.

TIPOS DE CONECTORES DE RECARGA

TERMOSIGNIFICADO
CHAdeMO
Tem o nome oriundo da abreviação de “CHArge de Move”, equivalente a “carga em movimento”. Conector redondo de quatro pinos usado, predominantemente, para pontos de carregamento rápidos e é compatível com VE fabricados por marcas japonesas, como a Mitsubishi e a Nissan. Pode operar em sistemas com funcionalidade Vehicle-to-Grid (V2G), mas tem menor capacidade de transferência de energia se comparado ao CCS e requer dois soquetes separados.
GB/T (AC)Padrão de conector chinês, similar ao Tipo 2 (europeu), utilizado para recargas nível 1 e 2 (CA).
GB/T (CC)Padrão de conector chinês, destinado a recargas em CC.
Sistema de carregamento combinado Tipo 1 (CCS)
Padronizado pela SAE, este conector combina dois pinos DC dispostos abaixo do conector CA Tipo 1, o qual usa 3 pinos.
Sistema de carregamento combinado Tipo 2 (CCS2)
Padronizado pela UE, este conector combina dois pinos DC dispostos abaixo do conector CA Tipo 2, o qual usa 3 pinos.
TeslaPadrão proprietário de conector, homônimo ao fabricante, com 5 pinos, único para todos os veículos comercializados pela Tesla, exceto no mercado europeu, e que possibilita todas as modalidades de recarga (nível 1, 2 e CC).
Tipo 1 (SAE ou J1772)Um conector de cinco pinos que também possui um clip, este conector é comum nos EUA e é normalmente encontrado em VE fabricados por marcas asiáticas e americanas (por exemplo, Nissan, Mitsubishi e GM / Vauxhall / Opel). No entanto, sua proeminência está desaparecendo conforme a Nissan se mudou para o Tipo 2.
Tipo 2 (ou Mennekes)Um conector de sete pinos com uma borda plana. Originalmente preferido por marcas europeias, por exemplo, BMW, grupo VW, tem se tornado o mais popular na maioria dos VEs. Pode transportar energia trifásica e apresenta trava de segurança no soquete de carregamento.

CONCEITOS-CHAVES

TERMOSIGNIFICADO
AC (alternated current) Corrente alternada (CA) (Tradução nossa)Tipo de corrente elétrica que tem sua polaridade invertida em intervalos regulares.
Carregamento em rotaNormalmente, o carregamento em trânsito requer carregadores rápidos de alta potência, que proporcionam mais de 100 quilômetros de autonomia no VE abastecidos no tempo dispendido para tomar um café e um lanche por exemplo. 
Carregamento fora de casaA prática de carregar seu veículo elétrico sempre que estacionar enquanto estiver fora, fazendo uso do tempo que seu carro não está em uso para adicionar carga à sua bateria. Isso ajuda a evitar ‘ansiedade de recarga’.
DC (direct current) Corrente contínua (CC) (Tradução nossa)Tipo de corrente elétrica que tem sua polaridade definida, com fluxo de energia de sentido constante.
EletropostoArtefato tecnológico responsável por fazer a conexão do VE à rede elétrica para recarga e fornecer energia nas condições necessárias ao sistema do veículo.
Estação de recargaInfraestrutura física que fornece eletroposto para carregar um veículo elétrico (VEB e VEHP). Também chamado de electric vehicle supply equipment (EVSE).
Home charging Recarga doméstica (Tradução nossa)Ato de carregar o carro elétrico enquanto ele está estacionado em casa, normalmente durante a noite. Pode ser realizada com o carregador que acompanha o veículo em tomada convencional residencial (aprox. 2,2 kW) ou através de carregador doméstico instalado em casa (até 22 kW).
Padrão aplicativoRecarregar o VE sem os cartões RFID, usando um aplicativo de celular no seu lugar para encontrar um ponto de carregamento e iniciar a cobrança. 
Padrão RFIDUsando a mesma tecnologia usada em cartões de viagem de transporte público, esses cartões são usados por muitos pontos de carregamento a para permitir o acesso ao carregamento de EV.
Pagamento sem contatoDisponível em alguns carregadores rápidos é possível iniciar e pagar a sua sessão de cobrança com o toque do seu cartão de crédito / débito sem contato com o eletroposto.
Quilowatt-hora (kWh)Unidade de energia elétrica equivalente a mil watts de potência transferidos em uma hora. Normalmente, a densidade energética das baterias dos VEs é medida em quilowatts-hora.
Range anxiety Ansiedade por recarga (Tradução nossa)Refere-se à sensação de medo/receio, por parte do usuário, ao estar dirigindo um veículo elétrico e ficar sem energia na bateria no decorrer de seu translado. Esse medo pode ser mitigado com disponibilidade de pontos de recarga em estacionamentos, em condomínios, empresas, de supermercados, shoppings centers, postos de combustível, etc.
Recarga lenta ou nível 1 (doméstica)Situada na faixa de 2.2 a 3.7 kW por meio de CA, sem comunicação entre o sistema do veículo e a rede.
Recarga rápida CA ou Fast Charge CARecarga situada a partir da potência de 43 kW por meio de CA, estabelece comunicação entre a rede e o veículo por meio de protocolo CAN ou PLC.
Recarga rápida CC ou Fast Charge DC ou Ultra Fast Charge DCRecarga realizada a partir de 50 kW por meio de CC, podendo chegar até 250 kW e realizando comunicação entre a rede e o veículo por meio de protocolo CAN ou PLC.
Recarga semirrápida ou nível 2Situada na faixa de 7 a 22 kW por meio de CA, estabelece comunicação entre a rede e o veículo por meio de protocolo CAN ou PLC.
Smart charge Recarga inteligente (Tradução nossa)Termo genérico para uma série de funções que um eletroposto conectado à rede Wi-Fi pode executar. Normalmente, isso se refere ao desempenho de funções relacionadas ao balanceamento de carga e monitoramento/gerenciamento de energia, otimizando a recarga do VE em períodos de menor cobrança e demanda energética da rede.
Vehicle to Grid (V2G) Veículo à rede (Tradução nossa)Tecnologia na qual o Veículo Elétrico a Bateria ou o Veículo Elétrico Híbrido Plug-in é conectado à rede elétrica para fornecer ou obter eletricidade, levando em consideração a demanda energética local e o horário do dia (pico).
Vehicle to home (V2H) Veículo para casa (Tradução nossa)Sistema no qual o veículo elétrico está sendo usado para atender a demanda de eletricidade de uma casa, a qual pode demandar eletricidade a partir da bateria instalada no VE.
Vehicle to vehicle (V2V) Veículo para Veículo (Tradução nossa)Uma tecnologia na qual um veículo elétrico é conectado a outro veículo elétrico para transferir ou receber eletricidade, ou fornecer informações relacionadas a condições diversas de tráfego e trânsito.

Fonte: elaborado pelo própria a partir de Barassa (2019),Denton (2017); Electronics Believer (2019); Emotorwerks (2019); Ev Safe Charge (2019); Myev (2019); Podpoint (2019).