Quem somos
Sobre o Leve
Somos o Leve – Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico, um grupo de pesquisa do departamento de Política científica e tecnológica do instituto de Geociencia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), criado em 2014 e com registro no Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq desde 2016.
Realizamos pesquisas e estudo em Cidades Inteligentes e na área da indústria automobilística, com o foco nas tecnologias de propulsão veicular baseadas no baixo carbono. Abarcando: veículos de baixa emissão, que incluem os veículos elétricos, híbridos e dedicados às energias renováveis.
O grupo se dedica a uma reflexão crítica acerca do papel que o Brasil pode desempenhar neste contexto da mobilidade urbana sustentável e de baixa emissão.
Nossa Expertise e competências de pesquisa:
As competências de pesquisa do grupo de trabalho, direcionadas à temática do veículo elétrico, contemplam as seguintes áreas de pesquisa, a saber:
- Mapeamento e análise de políticas públicas;
- Análise de políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I);
- Estudos de vigilância tecnológica e de identificação de trajetórias tecnológicas (Roadmaps) .
- Cursos de Extensão e Treinamentos
Mapeamento de Políticas Públicas
O processo de mapeamento de políticas públicas possibilita a caracterização e a compreensão da dinâmica evolutiva do arcabouço institucional frente às necessidades de criação, redefinição e expansão dos novos setores econômicos, com particular atenção, aos segmentos baseados em novas rotas tecnológicas, tal como se posiciona o veículo elétrico. Esta estratégia investigativa pode ser executada em recortes nacionais, regionais ou setoriais, a depender do objetivo a ser alcançado, escolha esta que impactará no desenho da metodologia mais apropriada.
A caracterização do arcabouço institucional busca responder:
- Como se dá o planejamento e a execução das políticas públicas?
- Como ocorre a coordenação dos atores?
- Quais são os órgãos públicos / agentes privados que participam do processo?
- E como participam?
- Quais são suas atribuições?
- Como se dá o processo de execução das medidas institucionais?
- Quais pontos/gargalos foram atacados primeiro?
- Quais medidas institucionais tendem a se manter ao longo dos anos?
- Qual a racionalidade por trás dela(s)?
- Quais são os instrumentos regulatórios temporários e as motivações para isso?
Análise de Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)
A pesquisa no âmbito da avaliação em C,T&I, visa desenvolver e operacionalizar conceitos e metodologias para Gestão Estratégica da Inovação, possibilitando a prospecção e a seleção de oportunidades inovativas. Ademais, subsidia com dados a avaliação do potencial de instituições de pesquisa e entidades que atuam diretamente com a dinâmica do conhecimento e da tecnologia. O fluxograma abaixo aponta algumas das características das investigações realizadas nessa temática.
Esta vertente de trabalho abarca o esforço de aproximação em uma das esferas da política pública, visando detalhar um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento das economias contemporâneas, a inovação. Assim, a avaliação da dinâmica de planejamento e financiamento para a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), passa ser de suma importância para compreender o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, as quais competem com sistemas sócio-técnicos já consolidados (caso do veículo elétrico e do automóvel com motor a combustão).
Prospecção Tecnológica e Identificação de Trajetórias Tecnológicas
As pesquisas desenvolvidas nessa linha de investigação possibilitam contextualizar e definir os estágios de desenvolvimento de tecnologias, considerando as trajetórias tecnológicas mais bem-sucedidas e como estas podem ser analisadas à luz da realidade brasileira. Para tal, realiza-se um exercício de vigilância tecnológica das tendências gerais para tecnologias correlatas aos veículos elétricos tais como: baterias, powertrain, estação de carregamento, reciclagem, etc.,.
Esta etapa contempla tanto a análise de patentes (indicadores de desenvolvimento tecnológico), como de artigos científicos (indicadores de desenvolvimento científico), com vistas a identificar:
1) as principais rotas tecnológicas e científicas;
2) as empresas líderes em produção de propriedade intelectual e na publicação de artigos científicos;
3) os países com maior concentração de registro de patentes (por tipos de tecnologias) e de artigos por áreas do conhecimento;
4) as colaborações entre os atores por áreas do conhecimento, seja na atividade de patenteamento quanto de publicação de artigos científicos.
Para esta atividade, o grupo se utiliza de ferramentais de análise que incluem os softwares Questel-Orbit e de mineração de dados Vantage Point.
Curso de Extensão: Mobilidade Urbana – EXTECAMP
Curso de Extensão Online. Mobilidade Elétrica: Políticas, Planejamento e Oportunidades de Negócio
Período: 09/09/21 a 19/10/21
Áreas de atuação:
- Montadoras de veículos
- Empresas de autopeças
- Gestores públicos (prefeituras, autarquias)
- Startups
- Consultores
- Escritórios de Advocacia
- Institutos de Pesquisa & Universidades
Inscrições abertas até 30 de Agosto – Inscrições em: https://bit.ly/mob_eletrica