Sobre o Leve

Somos o Leve –  Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico, um grupo de pesquisa do departamento de Política científica e tecnológica do instituto de Geociencia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), criado em 2014 e com registro no Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq desde 2016.

Realizamos pesquisas e estudo em Cidades Inteligentes e na área da indústria automobilística, com o foco nas tecnologias de propulsão veicular baseadas no baixo carbono. Abarcando: veículos de baixa emissão, que incluem os veículos elétricos, híbridos e dedicados às energias renováveis.

O grupo se dedica a uma reflexão crítica acerca do papel que o Brasil pode desempenhar neste contexto da mobilidade urbana sustentável e de baixa emissão.

Nossa Expertise e competências de pesquisa:

As competências de pesquisa do grupo de trabalho, direcionadas à temática do veículo elétrico, contemplam as seguintes áreas de pesquisa, a saber:

• Mapeamento e análise de políticas públicas;
  • Análise de políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I);
  • Estudos de vigilância tecnológica e de identificação de trajetórias tecnológicas (Roadmaps) .
  • Cursos de Extensão e Treinamentos
Expertise Grupo Leve Unicamp

Mapeamento de Políticas Públicas

O processo de mapeamento de políticas públicas possibilita a caracterização e a compreensão da dinâmica evolutiva do arcabouço institucional frente às necessidades de criação, redefinição e expansão dos novos setores econômicos, com particular atenção, aos segmentos baseados em novas rotas tecnológicas, tal como se posiciona o veículo elétrico. Esta estratégia investigativa pode ser executada em recortes nacionais, regionais ou setoriais, a depender do objetivo a ser alcançado, escolha esta que impactará no desenho da metodologia mais apropriada.

A caracterização do arcabouço institucional busca responder:

• Como se dá o planejamento e a execução das políticas públicas?
  • Como ocorre a coordenação dos atores?
  • Quais são os órgãos públicos / agentes privados que participam do processo?
  • E como participam?
  • Quais são suas atribuições?
  • Como se dá o processo de execução das medidas institucionais?
  • Quais pontos/gargalos foram atacados primeiro?
  • Quais medidas institucionais tendem a se manter ao longo dos anos?
  • Qual a racionalidade por trás dela(s)?
  • Quais são os instrumentos regulatórios temporários e as motivações para isso?

Análise de Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)

A pesquisa no âmbito da avaliação em C,T&I, visa desenvolver e operacionalizar conceitos e metodologias para Gestão Estratégica da Inovação, possibilitando a prospecção e a seleção de oportunidades inovativas. Ademais, subsidia com dados a avaliação do potencial de instituições de pesquisa e entidades que atuam diretamente com a dinâmica do conhecimento e da tecnologia. O fluxograma abaixo aponta algumas das características das investigações realizadas nessa temática.

Esta vertente de trabalho abarca o esforço de aproximação em uma das esferas da política pública, visando detalhar um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento das economias contemporâneas, a inovação. Assim, a avaliação da dinâmica de planejamento e financiamento para a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), passa ser de suma importância para compreender o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, as quais competem com sistemas sócio-técnicos já consolidados (caso do veículo elétrico e do automóvel com motor a combustão).

Prospecção Tecnológica e Identificação de Trajetórias Tecnológicas

As pesquisas desenvolvidas nessa linha de investigação possibilitam contextualizar e definir os estágios de desenvolvimento de tecnologias, considerando as trajetórias tecnológicas mais bem-sucedidas e como estas podem ser analisadas à luz da realidade brasileira. Para tal, realiza-se um exercício de vigilância tecnológica das tendências gerais para tecnologias correlatas aos veículos elétricos tais como: baterias, powertrain, estação de carregamento, reciclagem, etc.,.

Esta etapa contempla tanto a análise de patentes (indicadores de desenvolvimento tecnológico), como de artigos científicos (indicadores de desenvolvimento científico), com vistas a identificar:

1) as principais rotas tecnológicas e científicas;

2) as empresas líderes em produção de propriedade intelectual e na publicação de artigos científicos;

3) os países com maior concentração de registro de patentes (por tipos de tecnologias) e de artigos por áreas do conhecimento;

4) as colaborações entre os atores por áreas do conhecimento, seja na atividade de patenteamento quanto de publicação de artigos científicos.

Para esta atividade, o grupo se utiliza de ferramentais de análise que incluem os softwares Questel-Orbit e de mineração de dados Vantage Point.

Curso de Extensão: Mobilidade Urbana – EXTECAMP

Curso Mobilidade eletrica

Curso de Extensão Online. Mobilidade Elétrica: Políticas, Planejamento e Oportunidades de Negócio

Período: 09/09/21 a 19/10/21