Equipe

O LEVE é composto por pesquisadores (alunos de graduação, pós graduação e professor) vinculados ao Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociência da Unicamp.

Conheça nossos integrantes:

Flávia Consoni

Flávia L. Consoni é Cientista Social com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, e pós doutoramento em Sociologia pela UPS/ SP. Desde 2013, atua como professora junto ao Programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, com atividades de docência e pesquisa. Em 2017, assumiu a Chefia do Departamento, com mandado prorrogado em 2019 (até junho 2021). Interesses de pesquisa incluem as áreas de: Ciência, Tecnologia, Inovação & Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no tema das Smart Cities e da Mobilidade de Baixa Emissão, com foco particular na Governança e nas Políticas Públicas que promovam a Mobilidade Elétrica com orientações de pesquisas de graduação e pós graduação nestas temáticas. É fundadora e coordenadora do LEVE – Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico, sediado no Instituto de Geociências da Unicamp e membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (www.pnme.org.br) . Tem conduzido pesquisas em parcerias com a Agência de Cooperação Alemã GIZ no âmbito do PROMOB-e (Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente) e com a CPFL Energia (Projetos P&D Aneel).

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3178864999293864

Edgar Barassa

É um dos co-fundadores do LEVE. Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e empreendedor na Barassa & Cruz Consulting nas áreas de eletromobilidade, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Apresenta experiência em projetos relacionados a transição energética, governança para inovação, prospecção tecnológica e desenvolvimento de novos negócios. Fez sua tese analisando as oportunidades para mobilidade elétrica no Brasil e teve participação na construção da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica; na Proposta de Plano Nacional da Eletromobilidade; na elaboração do Roadmap Nacional para veículos elétricos e em projetos P&D ANEEL. Possui graduação em Negócios Internacionais (2012) e mestrado em Política Científica e Tecnológica (2015) pela UNICAMP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Bordeaux (França/2016) e atualmente é Pós Doutorando no LEVE perante os temas Inovação, Estratégias e Regulação para mobilidade elétrica.

Tatiana Bermúdez Rodríguez

Pós-doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Política Científica e Tecnológica, Unicamp. Mestre em Gestão da Inovação Tecnológica e Economista da Universidad del Valle, Colômbia. Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE), Unicamp desde 2014. Experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de pesquisa e consultoria em Políticas de estímulo à Mobilidade Elétrica com foco nos Ônibus Elétricos e/ou de Baixa-Emissão. Consultora de projetos de pesquisa de Prospecção Tecnológica e Mobilidade Elétrica na Colômbia.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4470504768610356

Altair de Oliveira

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/SMP) exercendo atividades de docência, pesquisa e extensão. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2010), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2017). Os Interesses de pesquisa incluem as seguintes áreas: Geografia; Geografia industrial; Ciência,Tecnologia e Inovação (CT&I).

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8786672258108068

Edilaine Camillo

Tem graduação em Ciências Econômicas pela UNESP (2002) e mestrado (2005) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (2013). Foi bolsista do CNPq na categoria de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI, nível mestrado, entre 2006

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060974474062619

Marcos

Consultor Sênior da Fundação CPQD com atuação na estruturação e coordenação de projetos de pesquisa do setor elétrico e de telecomunicações, enfocados em novas tecnologias, desenvolvimento de novos negócios e de ambientes de inovação. Coordenou e participou de estudos e análises que resultaram em proposições estratégica e planos nacionais para inserção Mobilidade Elétrica (2018), Internet das Coisas-IoT (2016), Smart Grid (2011) e TV Digital (2006). Atuação mais recente marcada pela gestão e coordenação de projetos com múltiplos stakeholders envolvendo desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação, posicionamento estratégico para exploração de novas tecnologias, produtos e serviços, jornadas de inovação com prototipação e experimentação para desenvolvimento ágil. Formação inicial em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unicamp (1986), mestrado (2010) e doutorando Política Científica e Tecnológica Unicamp-DPCT, MBA pela FGV em e-Business (2002) com extensão na Ohio University (EUA).

Anna Carolina Navarro

Graduada em Relações Internacionais (FACAMP), mestre em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) e doutoranda em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP).Os trabalhos acadêmicos e profissionais concentram-se na temática da Mudança Tecnológica, Mobilidade Urbana e Governança Local, com ênfase nas tecnologias de baixa emissão (biocombustíveis e veículos elétricos). Possui experiência no desenvolvimento e na implementação de projetos de P&D e consultoria em políticas para a mobilidade urbana de baixa emissão.

Thiago Lima

Thiago é formado pela USP São Carlos, e possui mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, e atualmente é doutorando da UNICAMP no programa de pós graduação do Departamento de Politicas Científicas e Tecnológicas no tema Cidades Inteligentes. Lidero o site Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Atuou na startup UNA, com produtos eletrônicos em 2015, e na Olivas em 2018, 2019 e 2020, desenvolvendo brinquedos inclusivos. Faz parte do LHC Laboratório Hacker de Campinas e acredita que conseguimos hackear o mundo pro bem.

Ariane Wady

Advogada Direito Público. Professora de direito administrativo e constitucional. Mestre em Política, Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, onde também é doutoranda. Integrante do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE/UNICAMP), onde desenvolve pesquisa sobre a regulação de novas tecnologias sustentáveis, com foco na mobilidade elétrica, especialmente a infraestrutura de recarga do veículo elétrico sob a perspectiva das cidades.

Carolina Pineda

Graduada em Administração e gestão ambiental (Universidad Piloto de Colombia), mestra em Política Cientifica e Tecnológica (IG/UNICAMP). Doutoranda em Política Cientifica e Tecnológica (IG/UNICAMP). Os Interesses de pesquisa incluem as seguintes áreas: Ciência, Tecnologia & Inovação e Meio Ambiente.

Robson Ferreira da Cruz

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UNESP), especialização em Engenharia Automotiva (Poli-USP) e é mestrando em Engenharia (UNICAMP). Atuou em diversas empresas multinacionais do setor automobilístico, desde a calibração de sistemas de gerenciamento de motor como no desenvolvimento de propulsores a combustão interna e elétricos. Liderou projetos globais envolvendo a aplicação de ferramentas da engenharia como: simulação numéricas, testes de componentes e homologação em banco de provas. Foi professor universitário nas disciplinas de Qualidade, Estatística e Tecnologia Industrial. É membro da SAE (Society of Automotive Engineers) e da Comissão de Veículos Híbridos e Elétricos e coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do Comitê de Eletromobilidade da AEA (Associação de Engenharia Automotiva). É fundador da Barassa & Cruz Consulting, que possui projetos nas áreas de eletromobilidade, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Participou das discussões do Grupo de Trabalho 7 (Rota 2030), tendo elaborado a estratégia de capacitação profissional para o Plano Nacional de Mobilidade Elétrica. Atuou na construção da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e atualmente desenvolve modelos de negócios e a análise de viabilidade técnica e econômica para mobilidade de baixa emissão.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6935948226721769

Vagner Rigon

Economista (1991) e Matemático (1986), com MBA em Marketing pela ESMP (2008). Carreia de mais de trinta anos no segmento automotivo. Com passagem pelas principais empresas fabricantes de ônibus, caminhões e carrocerias de ônibus. Foi o responsável pela implantação do maior fabricante de ônibus e caminhões elétricos a bateria do Brasil e pela inserção dos primeiros ônibus a bateria nas cidades de Campinas, São Paulo, Brasília, Santos, Bauru, Volta Redonda e Maringá. Tem atuado junto aos gestores do sistema de transporte em nível federal, estadual e municipal, no suporte a questões técnicas, custos operacionais e na elaboração e implementação de políticas públicas e licitações dos sistemas de transporte focados em mobilidade elétrica. Atualmente é mestrando em Política Cientifica e Tecnológica (UNICAMP) e pesquisador do LEVE (Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico).
Curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/5707790500852575

Henrique Botin

Graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) e mestrando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua em projetos de pesquisa relacionados a mobilidade elétrica desde 2013, incluindo três iniciações científicas, projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (P&D ANEEL), Roadmaps, entre outros. Participou da redação do Plano Nacional de Eletromobilidade demandado pelo Ministério da Economia, bem como do 1º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, no âmbito da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Dedica-se aos estudos do ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil, com ênfase na atuação das empresas do setor de energia elétrica no mercado de infraestrutura de recarga.

João Vitor Leme

Graduado em geografia mestrando em Política Científica e Tecnológica pela pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). É estagiário em gestão da Propriedade Intelectual na Fundação CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

Victor Sporkens Viana

Mestrando em Política Científica e Tecnológica no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas, com foco no tema de Smart Cities. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas É também técnico em informática pela ETE Rosa Perrone Scavone. Participou da elaboração do Plano Municipal de Resiliência do Município de Itatiba, entregue a ONU em 2019. Possui experiência na área de geociências e administração pública.

Joabi Santos

Aluno de graduação no curso de geografia na Universidade Estadual de Campinas, tendo ingressado em 2019.
Faz parte do LEVE desde setembro de 2020, ingressando como aluno de iniciação científica.

Giulia Dantas

Graduanda em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, auxiliando na gestão e coleta de dados para a plataforma GeoInfo. Em 2018, realizou pesquisa de Iniciação Científica, com foco no estudo das Low Emission Zone. Atualmente, está desenvolvendo a monografia voltada para o tema das Smart Cities.

Marco Antonio Alves Pereira

Graduando em Ciências Econômicas no Instituto de Economia da Unicamp, em seu último ano da graduação e elaborando monografia sobre o transporte público campineiro. Trabalha desde 2015 como Agente da Mobilidade Urbana na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

Felipe