
Autores: Ruy de Quadros Carvalho; Silvia A. Domingues Carvalho; André Furtado, Sabine Righetti; Edmundo Inácio Júnior; Edilaine Camilo.
RESUMO
O artigo tem como objetivo apresentar a metodologia de construção do indicador composto chamado Índice Brasil de Inovação (IBI). A justificativa para tal esforço reside na necessidade de se ter um indicador sintético que busque medir de forma abrangente a inovação tecnológica das empresas em suas diversas dimensões. A metodologia do trabalho consiste na apresentação dos diversos passos que levaram a construção do índice. Em um primeiro momento, faz-se uma revisão da literatura sobre indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em seguida, apresentam-se as variáveis selecionadas que compõem os indicadores do IBI e as fontes de dados utilizadas em sua construção. Um terceiro momento aborda dois outros fatores importantes: a forma de normalização e os pesos adotados para cada um desses indicadores. Como resultado chegou-se a um índice composto de 15 variáveis, que formam dois grandes macro-indicadores, o Indicador Agregado de Esforço (IAE) e o Indicador Agregado de Resultado (IAR) do processo de geração de inovações. Estes dois macro-indicadores se desdobram em mais dois indicadores cada, sendo o Indicador de Atividade Inovativa (IAI) e o Indicador de Recursos Humanos (IRH) para os esforços e o Indicador de Receita de Vendas com produtos novos (IRV) e o Indicador de Patentes (IPT) para os resultados. Por fim, faz parte das considerações finais a discussão dos principais desafios para sua melhoria e consolidação.
PALAVRAS CHAVE: Índice Brasil de Inovação, inovação tecnológica, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.
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LABGETI / UNICAMP Digital Transformation and New Business Models in Urban Mobility: The Case of Carsharing in Brazil. “Gonzalez, Pietro Pizao. Quadros, Ruy. Digital Transformation