A dinâmica da inovação na indústria fonográfica e as transformações no no processo de produção musical.

A DINÂMICA DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA E AS TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO MUSICAL. STEIN, L. ; VIEIRA, G. ; QUADROS, R. . Desafio Online, v. 2, p. 746-774, 2014.

Autores: Leandro Stein; Glicia Vieira; Ruy de Quadros Carvalho.

RESUMO

Este artigo analisa o trabalho de produção musical no contexto de gravadoras, artistas e produtores musicais. Com a emergência de novas tecnologias de produção musical, como softwares e a internet, muitos caminhos se abriram para que reconfigurações ocorressem neste mercado e também no processo de trabalho. Artistas contam com uma redução de custos nesta etapa de suas carreiras, produtores podem ter novas oportunidades de trabalho e as gravadoras passam a desenvolver novos arranjos em sua cadeia de valor. Através de entrevistas com profissionais do ramo musical, foi possível identificar quais oportunidades foram criadas a partir de inovações surgidas na década de 1990, e quais os pontos positivos e negativos deste avanço do ponto de vista tecnológico.

PALAVRAS CHAVE: Inovação tecnológica, indústria fonográfica, produção musical,
tecnologias de informação e comunicação (TICs).

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.